Faculdade Santa Teresa sedia evento sobre crise humanitária com povos Yanomami e curso Advogando na área Ambiental

Foto: divulgação

A Faculdade Santa Teresa sedia neste mês um debate com especialistas da área do Direito e Saúde sobre a crise humanitária dos povos Yanomami. A programação, organizada pelo Núcleo de Educação Política e Renovação (CPJUR), do Grupo Fametro, é gratuita e acontece no dia 20 de abril.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/cpjur-nepr/. O bate papo será realizado no auditório da FST, localizado na rua Acre, 200, Nossa Senhora das Graças. Serão mediadores o diretor do Grupo Fametro, Wellington Lins, e a mantenedora da faculdade, Maria do Carmo Seffair.

Segundo Maria do Carmo Seffair, o debate é uma oportunidade para profissionais e estudantes de diferentes áreas discutirem sobre um tema atual e de bastante repercussão na sociedade. “A crise humanitária dos Yanomami é uma questão que precisa ser debatida por todos. Os direitos dos povos tradicionais às suas terras, ao acesso à saúde e à preservação da cultura é uma luta de todos”.

Durante o bate papo, serão abordados os temas “Aspectos penais no caso Yanonami”, “Abordagem constitucional sobre populações tradicionais” e  “Assistência em saúde aos povos Yanomami”.  Participa do debate como convidado o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos. Ele atua na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. É coordenador da Câmara Criminal, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal e coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (CGAA), da Procuradoria-Geral da República.

Outra palestrante é a subprocuradora-geral da República do Ministério Público Federal, Ana Borges Coêlho Santos. Ela atua na área criminal junto ao Superior Tribunal de Justiça. Representa o Ministério Público Federal no Conselho da Justiça Federal e participa do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

O debate também terá a presença do médico e professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Bernardino Cláudio de Albuquerque. Com grande experiência na área de doenças infecciosas e saúde pública, ele é pesquisador adjunto na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Direito Ambiental – Ainda este mês, nos dia 14 e 15 de abril, a FST recebe o curso Advogando na Área Ambiental, ministrado pelo doutor e mestre em Direito Público, Rodrigo Bordalo. A programação acontece das 19h às 21h30, no auditório da FST. As inscrições podem ser feitas pelo número (92) 99973-0550 e site cpjur.com.br. O investimento é R$ 180.