O 51º Festival Folclórico de Parintins já tem seu vencedor, o boi-bumbá Garantido, com o tema “Celebração”. O boi da baixa do São José derrotou o contrario por uma diferença de três décimos. A apuração ocorreu na manha desta segunda-feira (27) no Bumbódromo de Parintins.
Pela primeira vez em décadas de Festival, o numero total de itens foi reduzido, devido ao corte feito pelo governador cassado José Melo na verba destinado à cultura. Os bumbás tiveram que se adaptar ao corte financeiro o que transformou o evento em um festival de superação. E mesmo com os poucos recursos e com o Bumbódromo precisando de reparos as três noites de apresentação foram de grande sucesso. E mesmo com a mudança nenhum ponto do festival ficou realmente comprometido.
Terceira noite
O corte abrupto da verba destinada à festa bovina obrigou a organização a modificar alguns dos regulamentos, entre eles a disputa realizada na terceira noite do Festival, que originalmente seguia o regulamento das duas noites anteriores, no entanto, este ano foi diferente. A fim de economizar. A última noite de disputa teve redução no número de pontos julgados, mas os bumbás levaram todos os itens para a arena. Foram avaliados os quesitos: apresentador – item 1; levantador de toadas – item 2; batucada ou marujada – item 3; amo do boi – item 6; boi-bumbá evolução – item 10; toada, letra e música – item 11; e galera – item 19.
Foto: reprodução da internet









