quinta-feira, 11 de junho de 2026
TCE

FIEAM destaca inovação como aliada da eficiência na gestão pública

A abertura foi feita pelo procurador federal e representante da Labori, Mauro César Chaves

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), representada pelo diretor da entidade Pedro Monteiro, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) da 7ª Caravana de Inovação Labori, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI-AM). Na ocasião, Monteiro destacou a importância da inovação como ferramenta para aprimorar a gestão pública e fortalecer o ambiente institucional necessário ao desenvolvimento econômico, com eficiência, simplificação de processos, segurança jurídica e capacidade de entregar melhores resultados à sociedade.

“Nesse contexto, a advocacia pública exerce papel estratégico, garantindo a sustentação jurídica das políticas públicas e dos projetos que impactam o desenvolvimento de estados e municípios”, afirmou o diretor.

O Labori (Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União) é um polo multidisciplinar criado para modernizar a advocacia pública e a administração brasileira. Atua com transformação digital, inteligência artificial e resolução de conflitos, desenvolvendo soluções ágeis para garantir segurança jurídica e serviços públicos mais eficientes.

A iniciativa busca fortalecer a cultura da inovação na advocacia pública brasileira, incentivando o desenvolvimento de soluções para desafios comuns enfrentados por procuradorias estaduais e municipais. O projeto já passou por estados como Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo, reunindo mais de mil procuradores, advogados públicos e gestores em todo o país. A etapa realizada no Amazonas é a primeira da região Norte.

“A indústria precisa de um ambiente institucional moderno, previsível. No Amazonas, essa discussão ganha relevância especial por conta da Zona Franca de Manaus, que exige soluções capazes de conciliar produção, geração de empregos, preservação ambiental e desafios logísticos em favor do desenvolvimento regional sustentável”, mencionou.

O diretor da FIEAM também citou a necessidade de cooperação entre diferentes segmentos da sociedade para impulsionar a inovação e promover avanços concretos para o estado. “A FIEAM acredita que o futuro do Amazonas depende da integração entre setor público, setor produtivo, academia e sociedade civil. Ninguém inova sozinho. A inovação nasce do encontro entre conhecimento, necessidade e vontade de fazer diferente”, afirmou.

Ao encerrar sua participação, Pedro Monteiro registrou o reconhecimento da Federação à AGU e ao Labori pela realização do projeto e pela promoção de espaços de diálogo voltados à modernização da gestão pública.

A programação da Caravana de Inovação no Amazonas inclui oficinas, workshops e atividades colaborativas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a advocacia pública, reunindo representantes de instituições públicas, do Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do setor produtivo. A ação conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Escola Nacional de Advocacia Pública (Enap) e FIEAM.