
Na última terça-feira (9), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, reuniu-se com o diretor-presidente do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Márcio Miranda, para discutir iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. Temas como a formação técnica, inovação, financiamento e planejamento estratégico para a Amazônia foram abordados, mas a bioeconomia dominou a pauta do encontro.
Na ocasião, FIEAM e CBA avaliaram estratégias para transformar a biodiversidade amazônica em produtos tecnológicos, sustentáveis e de alto valor agregado, fortalecendo cadeias produtivas que mantenham a floresta em pé e promovam impacto econômico e social positivo.
Durante a reunião, o CBA apresentou avanços na implantação e revitalização de laboratórios e espaços de pesquisa que devem ampliar a capacidade de inovação local. Esses ambientes estão sendo estruturados para aproximar empresas, startups e pesquisadores, impulsionando a criação de novos produtos e tecnologias baseadas nos recursos da Amazônia.
As instituições reforçaram ainda a necessidade de um planejamento estratégico integrado, com metas de longo prazo e cooperação contínua entre governo, setor produtivo e centros de pesquisa. A proposta é consolidar a Amazônia como polo de inovação, sustentabilidade e formação profissional, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos qualificados.
Outro tema abordado foi a importância da educação profissional, especialmente a ofertada pela rede SENAI, para atender às demandas crescentes da indústria instalada no Amazonas. Os participantes defenderam a atualização permanente da formação técnica e a ampliação das oportunidades para que jovens ingressem no mercado de trabalho com maior qualificação.
O presidente da FIEAM, Antonio Silva, ressaltou que pôde constatar avanços significativos. “Pude observar, as melhorias não só físicas e ambientais, mas as propostas também”, descreveu. Silva ressaltou o compromisso da Federação em colaborar com os próximos passos “de forma bem objetiva, para que possamos sair do discurso”. De acordo com ele, “se houver vontade e determinação política, tudo irá acontecer”. E acrescentou: “Quero aqui parabenizar o Márcio por tudo aquilo que acabei de ver”.
Pela FIEAM estiveram presentes a chefe de gabinete, Renée Veiga; a assessora de Controle Interno & Compliance, Andressa Oliveira; o advogado, Raphael Oliveira; e o diretor do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), Salomão Costa.
O CBA foi representado pelo diretor de Bionegócios, Carlos Henrique; pelo diretor de Operações, Caio Perecin; pela diretora Administrativa, Alcinara Souza; pela secretária da Diretoria-Geral, Fernanda Queiroz; pelo head de Inovação, Roberto Garcia; e pela responsável pelas Relações Institucionais Internacionais, Emjen Jomaa.









