Garantido realiza cerimônia de hasteamento do pavilhão encarnado para declarar ‘guerra’ pelo título em 2023

Foto: Paulo Sicsu/divulgação

O pavilhão vermelho e branco já tremula no mastro mais alto do curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) para anunciar ‘guerra’ e marcar território para reconquistar a vitória e completar a galeria de troféus com o trigésimo título do 56º Festival Folclórico de Parintins do Boi Garantido em 2023.

A cerimônia de hasteamento da bandeira-símbolo do povo perreché foi realizada na tarde deste domingo (30), na área externa do complexo Cidade Garantido. o presidente da entidade folclórica Antônio Andrade Barbosa comandou o ato em companhia de diretores, itens oficiais, artistas e a galera vermelha e branca.

“Quando você começa qualquer ‘guerra’, a primeira coisa que sobe é a bandeira pra se dizer que está preparado, está no campo de batalha. A partir de agora sai da frente quem estiver na frente, e quem estiver do lado afaste que o Garantido vai passar. E vamos com tudo, vamos pra reconquistar o título para a Baixa de São José”, declarou o presidente.

O poeta popular e um dos mais brilhantes compositores do Garantido, Paulinho Du Sagrado, descreveu o momento como o anúncio de uma grande festa, de uma grande Alvorada Vermelha.

“Hoje piriquetamboia cria asa na Alvorada do Garantido. O povo está preparado para ir para a rua, pra acordar a cidade, com as toadas antológicas que registram a história do boi bumba Garantido”, disse Sagrado.

Entre os itens presentes n levantamento da bandeira gigante esteve o amo do boi, João Paulo Faria. Ele chegou a afirmar que, pelas projeções de público presente na cidade, este ano será uma das maiores saídas do Garantido nas ruas, na madrugada.

“É o início da caminhada rumo ao trigésimo terceiro título. O pavilhão está hasteado e o povo vermelho está preparado para maior festa popular de Parintins, que é a Alvorada do Garantido. Isso, sem dúvida, é também o anúncio de mais uma grande festa”, afirmou João Paulo.