O Governo do Amazonas instalou na Serra da Valéria, localizada no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus), um Centro Receptivo Fluvial Turístico (CRFT). A iniciativa coordenada pela Gestão Amazonino Mendes, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), foi anunciada em fevereiro deste ano como parte do projeto de melhoria na infraestrutura turística do local que é parada dos transatlânticos que chegam ao Estado durante as temporadas de cruzeiros.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Parintins, pelo menos 4,5 mil turistas visitam a Serra da Valéria durante a temporada de cruzeiros. “É um número muito expressivo de turistas, por isso, que o governador Amazonino Mendes determinou a entrega de um CRFT novo para o local. Nossa proposta é melhorar a qualidade de atendimento aos visitantes e promover o desenvolvimento do turismo comunitário que é a principal fonte de renda das famílias que moram na Serra”, afirmou o presidente da Amazonastur Orsine Junior.
O Centro Receptivo é uma edificação com 96m² e é dotado de salão, três banheiros sendo, um masculino, um feminino e outro para pessoas com deficiência, quiosque de atendimento, lanchonete e sala de artesanato. O projeto do Governo do Amazonas de infraestrutura para a comunidade também prevê a construção de um mirante e um museu para preservar o sítio arqueológico da Serra.
Atrativo
Localizada na divisa entre os estados do Amazonas e Pará, na região mais alta do município de Parintins, a Serra da Valéria tem 152m de altura. O local ficou mundialmente famoso pela presença local de vestígios arqueológicos indígenas, que apareceram devido à erosão. Alguns artefatos ficam expostos a céu aberto, outros podem ser vistos em um pequeno museu construído no local.