Incubadora de Negócios da FPFtech abre vagas para processo de incubação

Startups de diferentes áreas podem participar da seleção

Rafael Teodósio, coordenador WIT, em ação. (Foto: NM Comunicação/divulgação)

Com o objetivo de desenvolver empreendedores e seus negócios inovadores, a WIT, Incubadora de Negócios da FPFtech, abre vagas para processo seletivo de incubação. São cinco vagas destinadas a startups que atuam nas seguintes áreas: Indústria 4.0, Educação, Bioeconomia e Biotecnologia, Saúde 4.0, Agronegócio, Sustentabilidade, Jurídico e Finanças.

Segundo Rafael Teodósio, coordenador da incubadora WIT, o processo de incubação possui dois programas: um de pré-incubação e outro de incubação. “A primeira fase diz respeito às startups que estão na fase de ideação, ou seja, que ainda vão começar a validar seus produtos. Já na segunda fase, a empresa já iniciou a validação de seus produtos, o MVP (Mínimo Produto Viável), porém ainda há vários pontos que precisam ser trabalhados para que essa empresa atinja seus objetivos”, explica.

As startups interessadas em participar do processo seletivo deverão se inscrever através de um formulário disponível no site http://witstartups.com.br/, onde estará também o edital com as informações e critérios de seleção. “Através dessa inscrição iremos fazer um diagnóstico de cada empresa e submeter aos critérios e regras do edital. As empresas que tiverem as pontuações mais altas dentro dos requisitos, serão selecionadas”, esclarece Teodósio. Vale ressaltar que o ciclo de inscrições é contínuo até que se preencha as cinco vagas disponíveis. “Atualmente estamos trabalhando com cinco startups, porém nossa capacidade é de selecionarmos dez empresas até o final do ano”, acrescenta.

De acordo com Rafael, após a seleção, a startup passará por um acompanhamento, onde dará início ao plano de desenvolvimento de forma totalmente imersiva. “Esse plano contempla várias áreas, como modelo de negócio, alavancagem, aspectos jurídicos, comercial e vendas, pessoas etc. Além disso terá acesso a mentorias dos melhores desenvolvedores, pessoas de negócios, designers, testadores e agilistas, para viabilizar o aceleramento do processo e fazer com que tomem decisões mais assertivas, assim como estabelecer conexões investidores e parceiros da FPFtech e contribuindo para o crescimento da empresa”, ressalta.

A WIT surgiu por meio da necessidade de startups de alavancarem seus empreendimentos, a fim de criar possibilidades de vendas e oportunidades de negócios, através de um método estruturado que envolve três etapas: Ideação, Validação e Tração. “Empreender é difícil, principalmente na área da tecnologia. Por isso a WIT disponibiliza todas as ferramentas necessárias para contribuir nesse processo e ajudar os empreendedores a identificarem a ordem de ações que devem ser seguidas para validar o negócio, encontrar parceria e montar um time.”, destaca Rafael.