Dezenas de lideranças indígenas, caciques, profissionais dos pólos bases e representantes do Sindicato dos Profissionais de Saúde Indígena do Amazonas promovem nesta sexta-feira, dia 30, uma manifestação em favor da permanência da atual gestora do Distrito Sanitário Especial de Manaus (Dsei Manaus), Adaciline Magalhães Rodrigues, na função.
A manifestação, marcada para iniciar às 11h, prevê fechar um trecho da Djalma Batista, entre o Amazonas Shopping e o Shopping Plaza. O ato, de acordo com Michel Valentino de Sá – enfermeiro da Divisão de Atenção à Saude Indígena (Diasi) é preventivo, uma vez que o Ministério da Saúde mudou a direção da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que por sua vez começou a substituir os dirigentes dos DSEI em todo o país.
O principal temor dos manifestantes é que, caso Adaciline seja substituída, todo o trabalho iniciado por ela junto aos indígenas no Amazonas, seja perdido. Adaciline Magalhaes Rodrigues é servidora de carreira do Ministério da Saúde no Amazonas há 30 anos, dos quais 5 anos passou à frente do DSEI.
No Amazonas existem sete distritos de saúde indígenas, sendo que a unidade de Manaus abrange 19 municípios, entre eles além da capital, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Autazes, Borba, Careiro Castanho, Silves, Manaquiri e Novo Aripuanã// No total são 26 mil indígenas alcançados pelo DSEI Manaus.









