Iranduba será o segundo município a receber a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no AM

Foto: divulgação

A Suframa realiza na próxima sexta-feira (22), das 9h às 12h, a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). O evento está programado para a Câmara Municipal, localizada na Praça dos Três Poderes, na região central do município, e terá a presença do superintendente Bosco Saraiva, de superintendentes adjuntos e técnicos da Autarquia e instituições parceiras.

A exemplo do que ocorreu em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) no último mês de agosto, o objetivo é divulgar as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização, por meio da utilização de matéria-prima regional.

A jornada é organizada pela Suframa com o apoio de instituições como o Banco da Amazônia (Basa), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e a própria Prefeitura Municipal de Iranduba. “Iranduba é o segundo município da agenda de interiorização dos incentivos fiscais da Suframa para os municípios do Amazonas. Nós estaremos, nesta sexta-feira (22), às 8h, na Câmara Municipal, com a Suframa, Sudam, o Basa, o CBA e a Sedect. Por isso, é muito importante que os comerciantes, os micros, médios e grandes empresários possam participar desse evento, porque terão acesso às informações e às facilitações que todas essas entidades oferecem com seus incentivos particulares, inclusive, com financiamentos a partir do Banco da Amazônia. Portanto, é com muita alegria que cumpriremos esta ação no município de Iranduba e cumprindo a nossa missão de interiorizar o desenvolvimento e levar os incentivos fiscais da Suframa para os municípios do interior”, frisou o superintendente.

O evento em Iranduba terá as seguintes palestras: Incentivos Discais da Suframa para empresas na Amazônia Ocidental e Amapá; Cadastro e Compra Nacional e Importada com Incentivo Fiscal; Recursos de PD&I da ZFM Aplicados à Amazônia Ocidental e Amapá; como apresentar Projetos na Suframa; Ações de Interiorização Executadas por meio de Transferências de Recursos da União; e Acesso a Recursos pelo Banco da Amazônia; Acesso a Recursos pela Sudam.

Economia

Situado à margem esquerda do Rio Solimões, na confluência deste com o Rio Negro, ao sul da capital amazonense, Iranduba possui uma população 60,9 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de ser um dos principais fornecedores de hortaliças (alface, cebolinha, tomate, coentro) do Estado do Amazonas, o município também atua na agropecuária e é produtor de frutas e de cerâmicas para a construção civil.