Jogo de Empreendedorismo e criatividade estimula inovação no Ensino Escolar, em Manaus

Gamificação do ensino, tecnologia, criatividade e noções de empreendedorismo. Alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) recebem, pela primeira vez, o projeto Escola Criativa a partir do dia 21. Baseado na teoria das inteligências múltiplas, a iniciativa quer fomentar a solução criativa por meio de ações de empreendedorismo no contexto escolar.

Sob o olhar da Escola do Futuro, o projeto oferece toda a estrutura tecnológica e teórica para que cada fase seja executada como se fosse um jogo. O projeto amazonense foi idealizado pelo gestor de projetos da Organização da Sociedade Civil Coletivo Difusão, Pedro Cacheado e o professor do IEA, Tárik Nina. O projeto é vencedor do 7º Educar para Transformar do Instituto MRV, no qual concorreu com 200 outros projetos nacionais e ficou entre os 10 aprovados por meio de votação online.

Segundo um dos idealizadores, o professor Tárik Nina, a iniciativa quer motivar o aluno a aprender aproximando o conteúdo escolar do mercado de trabalho. “É também uma tentativa de mudar o comportamento do aluno que espera para aquele que toma a iniciativa. Além disso, desenvolver a noção empreendedora por meio da criação e condução de uma empresa júnior na educação básica”, explica.

O professor ainda afirma que para pavimentar um caminho de mudança, o projeto é fundamentado na filosofia de ensino que a UNESCO define como os 4 pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e; aprender a ser”.

A Escola Criativa idealiza contribuir com a preparação do aluno para este mercado de trabalho iminente. “A ideia é se aproximar da lógica de um ambiente profissional empreendedor, e que ainda seja conduzida por uma didática de trabalho coletivo e de atividades práticas com grandes possibilidades de promover um aprendizado significativo para os alunos”, afirma Pedro Cacheado, responsável pela gestão do projeto e representante do Coletivo Difusão.

Os alunos receberão conceitos de empreendedorismo e conhecerão o processo de criação de um empreendimento. “Também queremos conscientizar para a reutilização de material descartado criando soluções inovadoras para geração de renda. A Escola Criativa ainda quer oportunizar ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e fazer esses alunos sentirem-se parte de uma cultura escolar inovadora,”, afirma Cacheado.

Os professores do IEA participarão do curso de educação empreendedora que será ministrado em parceria gratuita com o SEBRAE/AMAZONAS e repassado aos alunos através da metodologia “Curso Despertar” e “Curso Crescendo e Empreendendo”.

Laboratório Escola do Futuro

O espaço físico implantado no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) tem um conceito futurista projetado pelo escritório de arquitetura Casario, representado por Adelon Murari e Igor Matheus em parceria com o Coletivo Difusão. Pensando na Escola do Futuro, até os mobiliários do espaço foram projetados como quebra-cabeças que se transformam em diversos formatos possibilitando debates e interações. Além disso, o laboratório terá equipamentos de robótica, fábrica de botons, impressão 3D, Mini Parque gráfico, oficina de serigrafia, máquina de impressão de artigos personalizados.

Mão na massa /Semana do Graffiti

Dentro da Escola Criativa outros subprojetos nascem com o intuito de fazer os alunos ‘por a mão na massa’. A Semana do Graffiti dá o start com a presença do grafiteiro Jorge Liu, exibição do Filme “Os Traços Urbanos da Floresta”, roda de conversa, vivências e oficinas. “Os alunos verão e viverão na prática todo o processo criativo e prático do Graffiti”, explica o gestor do projeto, Pedro Cacheado.

Programação

– Vivencia | Muralismo – Estudos Vídeos Hipz
– Vivencia | Muralismo – Cineclube Criativo Exibição do Filme “Os Traços Urbanos da Floresta” Presença do Liu na Roda de Conversa – Estudos Vídeos Hipz
– Vivencia | Muralismo – Estudos Vídeos Hipz
– Oficina de Grafitti Criativo

Mais informações sobre o projeto Escola Criativa e a programação pelo (92) 9338-6989 ou email [email protected]. Siga o instagram @escolacriaitvaiea.