Durante todo este mês, o Centro de Ensino Literatus realiza uma série de ações educativas para incentivar alunos e colaboradores a doarem sangue. A iniciativa faz parte da campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação, justamente na época em que costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares e festas juninas.
No Brasil, apenas entre 1,6% e 1,9% da população é doadora de sangue. Em países da Europa, esse índice chega a 5%. De acordo com o Ministério da Saúde, 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A doação de sangue é um ato voluntário, altruísta e não remunerado. Então precisamos engajar todos em nossa volta nesse propósito, até porque cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, informa a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha.
Um levantamento realizado recentemente pelo setor de estatística da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), identificou que pacientes com câncer, doenças no sangue e de cirurgias cardíacas são os que mais necessitam das doações de sangue.
Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos, e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. É preciso procurar o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h às 18h.
O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.