Junho Vermelho: uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Foto: divulgação

Durante o mês de junho, o Centro de Ensino Literatus realizará uma série de ações que buscam incentivar a doação de sangue. Um ato rápido, seguro e solidário, podendo salvar até quatro vidas com uma única doação. A iniciativa faz parte da campanha Junho Vermelho, que busca chamar a atenção da população nesta época do ano em virtude da queda significativa nos estoques dos bancos de sangue.

“A doação periódica de sangue é fundamental para ajudar diariamente centenas de pessoas que sofreram acidentes, queimaduras ou passaram por cirurgias, além daqueles que fazem tratamento que exigem transfusão, como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias”, apontou a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha.

Para quem ainda tem receio de realizar a doação de sangue, Elaine destaca que a coleta é feita por pessoas capacitadas e experientes, que estão sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo a segurança e bem-estar do doador.

Programação

Para conscientizar toda a sua comunidade acadêmica, o Literatus tem realizado desde a primeira semana do mês de junho uma série de ações, entre elas, rodas de conversa, informativos, palestras com representantes da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) e triagem de doadores.

A ação vai envolver tanto alunos dos cursos técnicos quanto os que fazem parte do programa de aprendizagem da instituição. A ideia é captar doadores e identificar alunos que já doam, mas não estão com a contribuição em dia.

“Também realizamos um bate papo com os pais e responsáveis de aprendizes para incentivá-los a participar da doação”, informou a coordenadora pedagógica do Literatus, Mariele Marques.