“Encerramos um ciclo do Rodas de Cidadania de forma virtual e, paralelo a isto, a Ouvidoria com nosso total apoio está indo ao interior do Estado para fomentar a participação da sociedade”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.
O encontro foi transmitido através da plataforma Google Meet e contou com a participação de mais de 70 pessoas. O conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, falou da importância da interrelação dos temas que foram abordados ao longo das etapas do programa Rodas de Cidadania.
“A Ouvidoria do TCE-AM vem desenvolvendo essas rodas de conversas, agora, temáticas. Hoje tivemos como tema Meio Ambiente, que é tão importante quanto aos demais temas já abordados, pois, um meio ambiente saudável permite que nós tenhamos padrões mais elevados de saúde. Uma boa educação nos leva a ter um bom relacionamento com o meio em que vivemos. Todas essas temáticas são de preocupação do controle externo, notadamente da Corte de Contas amazonense, que se dedica imensamente a exercer um controle eficiente nessas áreas”, destacou o conselheiro-ouvidor do TCE-AM.
Discussões
Entre os assuntos abordados na audiência pública, destacam-se a construção de alguns prédios públicos em áreas de risco, degradação ambiental, lixões, desmatamento, políticas públicas voltadas à comunidade indígena, contaminação e fiscalização dos igarapés.
A audiência pública fez, ainda, parte da formação dos alunos do Profac. “Através da parceria saudável e benéfica com a Ouvidoria, nós pudemos enriquecer a formação dos alunos do Profac. Hoje, tivemos a oportunidade de conversar sobre meio ambiente e sustentabilidade e vimos a importância de as políticas públicas ambientais estarem alinhadas com o crescimento urbano”, disse a diretora-geral da ECP-AM, Virna Pereira.
O objetivo do programa é explicar as atribuições do TCE-AM, ouvir a população e o Poder Público sobre as demandas existentes e informar os canais de comunicação da Ouvidoria da Corte de Contas.
Nas etapas anteriores, o Rodas de Cidadania teve como temáticas “Saúde”, “Educação”, “Segurança Pública” e “Infraestrutura”. Todos os encontros contaram com representantes de órgãos relacionados aos temas propostos e a participação de outras autoridades locais.
O novo formato foi idealizado devido à realidade pandêmica que impedia a realização de atividades presenciais. Com a flexibilização das medidas de restrição no estado do Amazonas, a Ouvidoria do TCE-AM está voltando, aos poucos, com o desenvolvimento de algumas ações presenciais, entre elas o Rodas de Cidadania nos municípios amazonenses. Rio Preto da Eva e Tabatinga já receberam visitas da equipe da Ouvidoria. Nas próximas semanas, Maués, Novo Airão e Parintins serão contemplados com o programa.