O pedido do arquivamento de um inquérito instaurado para investigar um suposto repasse de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT partiu da Procuradoria da República no Distrito Federal. O ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazendo Antônio Palocci eram suspeitos de terem participado diretamente da negociação do repasse.
Essa era a última investigação em curso sobre eventual envolvimento de Lula em crimes relacionados ao mensalão. A apuração foi aberta em 2013, a partir de um depoimento do publicitário Marcos Valério, preso desde novembro daquele ano por ter sido operador do esquema.
De quatro contas investigadas, uma não existia e duas não puderam ser rastreadas, porque a China e a Bélgica não firmaram acordo de cooperação com o Brasil. Ao final do despacho de arquivamento, a Procuradoria conclui: “As investigações não conseguiram comprovar o desembolso de valores da empresa em favor do PT”.
Agora, o arquivamento aguarda análise da 10a Vara Federal Criminal do Distrito Federal, especializada em casos de lavagem de dinheiro.
Foto: reprodução da internet









