Mutirão de audiências da 4ª Vara de Família e UFAM resulta em 57% de acordos

A quantidade de conciliações obtidas (26) equivale às realizadas normalmente em um mês e meio no juízo

Cinquenta e sete por cento de acordos. Este foi o resultado do mutirão de conciliações promovido pela 4ª Vara de Família da Comarca de Manaus, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta segunda-feira (9). Em números absolutos, foram realizadas 46 audiências, das quais 26 tiveram acordos firmados, o que equivale a conciliações obtidas normalmente durante um mês e meio no juízo.

No total, compareceram ao Plenário Juiz Luiz Augusto Santa Cruz Machado, no Fórum Ministro Henoch Reis, cerca de 300 pessoas, entre partes e advogados para participar do mutirão.

As atividades foram abertas pelo juiz titular da Vara, Luís Cláudio Cabral Chaves, e tiveram a presença do reitor da UFAM – Sylvio Puga, do diretor da Faculdade de Direito – Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, do vice-coordenador da Faculdade – Adriano Fernandes Ferreira, da promotora de justiça – Simone Braga Lunière da Costa, e das defensoras públicas Regina Jansen Simões e Maria Fátima Loureiro.

O magistrado disse que o mutirão é fruto de uma parceria vitoriosa da 4ª Vara de Família com a Ufam e permite acelerar os processos, diminuindo o seu tempo de duração, e dar um acesso maior à justiça a mais gente.

Os estudantes foram capacitados e realizaram simultaneamente as audiências conciliatórias dos processos de divórcio, alimentos, averiguação de paternidade, guarda, união estável, entre outros assuntos de competência da área de família.

A defensora Regina Jansen Simões informou que participou de várias audiências, que muitas pessoas não quiseram fazer acordo para redução de pensão, mas que na maioria conseguiram conciliar.