O protagonista

Diz o ditado que o ano só começa no Brasil após o carnaval. Seguindo a lógica da sabedoria popular, estamos, portanto, nas vésperas de 2017.

Aos poucos, a crise vai anestesiando a população e as desgraças dos primeiros dias estão sendo esquecidas. Pouco se fala das rebeliões, mortes e fugas em presídios. Esse fim de semana fugiram mais 12 da Cadeia Vidal Pessoa e a população não deu muita importância. Algumas pessoas chegaram a comentar: só 12? Morreram quantos? É tudo tão banal…

A falta de medicamentos nos hospitais já se tornou igualmente rotina. Equipamentos de ressonância quebrados já não assustam mais ninguém. Passear pela cidade e encontrar uma viatura da polícia virou aposta entre amigos: quem encontrar uma, paga o almoço.

A “rotina do nada” vai aos poucos se tornando hábito e perde-se a capacidade de indignação. E no meio dessa falência dos serviços públicos, quem vai ser o protagonista do ano? O Poder Judiciário. Sim, nas mãos do juízes está depositada a esperança de vermos nosso estado e nosso país em um caminho melhor.

O Amazonas é muito rico. Tem bilhões de dólares em reservas de nióbio, de potássio e tantos outros minerais. Mas como estão em maior parte localizados em reservas indígenas e os índios estão em situação de penúria, vai caber ao Judiciário equilibrar as forças e distribuir essa riqueza de forma justa, para que os índios não morram de fome e de doenças e para que essa riqueza não vá parar nas mãos dos estrangeiros. Garantir os direitos e deixar a riqueza aqui é um desafio gigantesco.

Nesse ponto, a última esperança é o judiciário. Porque os outros poderes não tratam com a mesma transparência e não fornecem informações sobre as fontes de riqueza e renda e a população fica amesquinhada e empobrecida, à mercê da negação dos serviços de saúde, segurança e educação. Enquanto isso, o desemprego tira o pão da mesa de milhares de famílias amazonenses.

O Portal acompanhará na Justiça todos os processos que possam gerar emprego e renda para os amazonenses e manterá seu compromisso de manter a população informada! Esse ano promete.