A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considerou a única penitenciária de Roraima como ‘parque de diversão do crime’, após fotos dos presos em festas com bebidas alcoólicas e até uma piscina serem divulgadas em redes sociais. A festa segue sem puder na Penitenciária Agricola de Monte Cristo, a única de Roraima, onde estão 1,2 mil presos. Os integrantes de uma facção criminosa comemoram o aniversário de um deles com bolo e tudo mais que têm direito. Outro faz pose, segurando garrafas de bebidas em uma cama cheia de latas de cerveja. Até piscina, eles têm dentro do presídio.
O secretário de Justiça do Estado nega que as imagens sejam recentes. “Estão requentando fotos e vídeos antigos que não aconteceram na nossa gestão”, disse Josué Filho.
Para o promotor Carlos Paixão, as fotos são a prova do descaso. “Não interessa se são antigas ou novas, o fato é que isso tudo aconteceu. É uma vergonha para o secretário e para o governo, que não consegue tomar conta de um sistema prisional nanico como esse”.
A penitenciária coleciona problemas. O prédio é antigo e descuidado, o que já facilitou a fuga de um preso – que cavou um buraco na parede. Apenas em 2015 já foram registradas 100 fugas por lá. O local também é conhecido porque muitos presos não ficam em celas. Eles vivem em pequenos barracos construídos como em uma pequena favela.
Fonte: G1
Foto: reprodução da internet









