*Padre Wagner Ferreira da Silva
Ao completar um ano da páscoa de padre Jonas Abib para a eternidade em Deus, uma canção composta por ele me vem à memória. Nessa canção, gravada em 1977, do LP “O Amor vencerá”, padre Jonas canta um diálogo entre ele e Jesus. Eis uma parte da letra: “Deixa tuas redes, deixa teu lar, deixa teus campos, deixa por mim; meu operário eu te farei, irmão e amigo eu te serei. Eis-me, Senhor; tudo deixei, por ti, Senhor”.
Eu creio que no dia 12 de dezembro de 2022, essa canção se realizou de modo pleno, pois Jesus, Nosso Senhor e Salvador, chamou padre Jonas para deixar esse mundo passageiro e ingressar na alegria dos justos. Fico a imaginar que, no momento do encontro face a face com Deus, a plenos pulmões, padre Jonas canta finalmente a Canção Nova, o cântico dos remidos: “Eis-me, Senhor; tudo deixei, por ti, Senhor”.
Quanta coisa padre Jonas deixou: pessoas, que muito o amavam, seus objetos pessoais, livros, um enorme acervo de pregações da Palavra de Deus, canções que marcaram a história da música católica no Brasil. Porém, a maior riqueza deixada por ele se chama “Carisma Canção Nova”, acompanhado do testemunho de uma vida dedicada a Deus, à Igreja, à evangelização. Ele mesmo afirmou em uma de tantas entrevistas dadas ao Sistema Canção Nova de Comunicação que deixaria como legado o Carisma Canção Nova, um dom do Espírito Santo, cuja finalidade é ser uma forma renovada de levar a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, na eficácia do Espírito Santo.
Seu lema sacerdotal “Feito tudo para todos” expressa muito bem a pessoa de padre Jonas e a maneira como buscou viver a responsabilidade própria de um fundador de uma comunidade carismática. Determinado em salvar almas para Deus, foi capaz de fazer-se “tudo para todos”, principalmente quando partilhava abertamente em suas pregações e composições musicais as ricas experiências espirituais que ele tinha com Deus. Disso surgiram algumas célebres frases que continuam enriquecendo espiritualmente a vida de muitas pessoas: “Ou santos ou nada”, “Como é linda a nossa família”, “Preparai o caminho do Senhor”, “Aguenta firme, meu filho”, “Virgem silenciosa, tu me ensinas a silenciar também”.
Tendo presente o seu falecimento, e que seu corpo não foi simplesmente enterrado, mas semeado no complexo do Santuário do Pai das Misericórdias, devemos todos nos perguntar: o que Deus quer da Canção Nova? O que Deus quer de mim como membro da grande família Canção Nova? Ouso responder: fidelidade no sim a Deus, de modo a levar adiante e difundir ainda mais o legado carismático de padre Jonas Abib. O dom Canção Nova é para a Igreja, é dom para que muitos tenham a graça da vida nova no Espírito e assim estejam preparados para a vinda gloriosa de Jesus.
A fidelidade de cada um de nós ao legado espiritual de padre Jonas é a melhor forma de o homenagearmos. Ele, que por causa do amor do Senhor, tudo deixou. Obrigado, padre Jonas!
*Padre Wagner Ferreira da Silva é presidente da comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II.