Em nova gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Marchado de diálogo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino, é citado como um dos políticos mais corruptos que existe no país. “Como que você tem cara de pau, Renan, aquele cara Pauderney que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino”, diz Machado. Renan repete apenas o nome “Pauderney Avelino”, na conversa.
Pauderney Avelino virou uma espécie de baluarte do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e os discursos dele durante o processo na Câmara dos Deputados sempre foram voltados ao combate à corrupção, que ele atribuía apenas ao PT. Durante todo o processo na Câmara, Pauderney e os partido de oposição do ao governo Dilma partiram para o ataque ao PT, denunciando a corrupção, principalmente na Petrobras.
Em março deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas condenou Pauderney a devolver aos cofres da Prefeitura de Manaus R$ 4,6 milhões, que não ficaram comprovados na prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação, comandada pelo parlamentar de janeiro a dezembro de 2013. Menos de um mês depois, a decisão foi revogada e Pauderney absolvido. A alegação foi de que ele conseguiu comprovar que não houve desvio de recursos nos contratos, considerados ilegais na primeira avaliação do TCE, e normais na segunda avaliação.









