terça-feira, 24 de março de 2026
TCE

Pela 1ª vez em 13 anos, poupança deve perder da inflação

Quem deixar dinheiro na caderneta de poupança neste ano todo vai ter um rendimento abaixo da inflação. É a primeira perda real (rendimento descontando a inflação) em 13 anos, desde 2002.

Isso irá ocorrer porque, segundo estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), no último Boletim Focus do Banco Central, a inflação oficial deve ser de 9,85% em 2015.

Enquanto isso, a poupança deve ter um rendimento de 8,14%, o que resulta numa perda real de 1,56%, segundo cálculos do economista e matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho, conselheiro do Corecon (Conselho Regional de Economia de São Paulo).

Em 2002, essa perda foi de 3,01%: a inflação foi de 12,53%, e o rendimento da poupança, de 9,14%. Até setembro deste ano, a inflação acumulada foi de 7,64% no ano, enquanto a poupança rendeu 5,90%, uma perda real de 1,62%.