Neste domingo, 2/4, um dos principais cartões postais do Amazonas, o Complexo Turístico Ponta Negra, se vestiu de azul para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Prefeitura de Manaus promoveu diversas atividades físicas como a “Caminhada e Pedalada da Inclusão”, além de aulas de zumba, exposições temáticas, brincadeiras com jogos adaptados para as crianças, atendimento jurídico com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), orientação pelas organizações presentes às famílias e ao público, venda de camisas das entidades parceiras e, ainda, das “Pulseirinhas da Integração”. Conforme a organização do evento, pelo menos, mil pessoas participaram da ação.
“Estamos aqui para mostrar a integração da prefeitura com as diversas entidades que militam em prol da conscientização sobre o autismo. O que queremos é mostrar o engajamento do prefeito Arthur Virgílio Neto, que criou o Espaço de Atendimento Multidisciplinar Amigo Ruy, voltado para essa causa e que ajuda a quase duas mil pessoas”, destacou o prefeito em exercício Marcos Rotta, ao dar a largada da Caminhada e Pedalada da Inclusão, acompanhado da sua esposa Tecla Caddah.
Durante toda esta semana, uma série de atividades serão desenvolvidas para chamar atenção sobre o autismo. A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com outras estruturas da prefeitura e com as instituições filantrópicas.
“O que queremos é esclarecer as dúvidas sobre esse transtorno e, principalmente, a quebra do preconceito. A onda azul começa hoje e durante toda essa semana continuaremos chamando a atenção da sociedade para a inclusão e para o respeito ao autista”, disse o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.
Também participaram do evento as secretarias municipais de Educação (Semed), da Saúde (Semsa), da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Limpeza Pública (Semulsp), a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Guarda Municipal e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Para Vera Barbato, uma das fundadoras do grupo Autismo Gerando Informação com Responsabilidade (Agir), destacou a iniciativa como fundamental para que mais e mais pessoas tomem conhecimento sobre o Autismo.
“Até pouco tempo, o autismo ainda era algo desconhecido. Muita gente não sabia que tinha um filho com essa condição. O que queremos é que as pessoas saibam cada vez mais como agir, o que fazer se descobrir um filho ou alguém autista e que as demais pessoas aprendam a respeitar e possam incluir os autistas na sociedade”, comentou.
Pedalada da Inclusão – a pedalada teve um percurso de 10 km, com saída do Anfiteatro da Ponta Negra até o Shopping Ponta Negra, retornando ao ponto de partida. Já o trajeto da caminhada foi menor, de 2 km, também com saída no anfiteatro e retorno ao chegar à rotatória da Ponta Negra. A ação faz parte do projeto Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Semed, criado em 2012, para proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte.
“Essa é a quarta edição da pedalada e o evento busca chamar a atenção da sociedade para a questão da inclusão das pessoas com deficiência”, reforçou a coordenadora dos Jaavas, Shirley Amaral.
A rede municipal de ensino tem matriculados, atualmente, cerca de 4,3 mil alunos com deficiência, em 406 escolas, sendo 920 autistas. A prefeitura vem trabalhando para aumentar ainda mais os números de alunos inclusos, além de atender às recomendações do Ministério da Educação (MEC), das legislações vigentes e das Políticas Nacional e Internacional relativas à Inclusão, às quais orientam que os alunos com deficiência estudem em salas regulares, como forma de trabalhar a inclusão social dos mesmos.