Para garantir o estoque de sangue que atende todas as unidades de saúde do Amazonas, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) convoca pessoas com sangue de fator A e B negativos e B positivo, para doação com urgência, por conta do baixo estoque destes tipos sanguíneos.
Segundo o Hemoam, durante o período de férias, o número de doações de sangue costuma cair no Amazonas. Outro agravante é que nesse período de festas de fim de ano o número de acidentes costuma ser maior.
“Em geral, as solicitações de bolsas de sangue dos hospitais e prontos-socorros também crescem”, explica a gerente de Fracionamento do Hemoam, Maria José Coelho.
Para manter o estoque de sangue em alta, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), precisa de pelo menos 250 doadores por dia. “É necessário ter 800 bolsas de sangue para atender os hospitais públicos e privados do Amazonas. Abaixo disso, é considerado estado crítico”, ressalta a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga.
Critérios para doar sangue
Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.
Os doadores também devem estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.
Unidades de coleta
É possível doar sangue em dois pontos na capital:
– Maternidade Ana Braga
Avenida Alameda Cosme Ferreira – Aleixo
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 13h30
– Fundação Hemoam
Avenida Constantino Nery – Chapada
Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h (G1 AM)