A poucas horas do fim do prazo para a desfiliação de partido a políticos que pretendem manter o mandato, pelo menos quatro deputados estaduais já seguiram pela ‘janela partidária’ e deixaram as legendas pelas quais foram eleitos no Amazonas. Segundo a Emenda Constitucional 91/2016, que entrou em vigor em fevereiro, o detentor de mandato eletivo poderá, até 19 de março, sair do partido pelo qual foi eleito e se filiar em outro sem que a mudança seja considerada infidelidade partidária.
Platiny Soares saiu do PV e se filiou nesta tarde ao DEM, do deputado federal Pauderney Avelino, contrariando as expectativas de que migraria para o PP, do deputado federal Jair Bolsonaro (RJ). Adjuto Afonso, que era do PP, se desfiliou mas ainda não definiu para qual legenda vai migrar. Além deles, Belarmino Lins, que há mais de uma década militou no PMDB, filiou-se no último dia 17 ao Pros, de José Melo; e Alessandra Campelo, militante ferrenha do PCdoB, deixou o partido para seguir o PMDB, desde a última semana.
Em contrapartida, Ricardo Nicolau, que tinha a intenção de sair do PSD, dirigido pelo senador Omar Aziz no Estado, mudou de ideia e, segundo sua assessoria, permanecerá na legenda.









