A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), atuou em diversos locais da capital onde foram registrados tombamentos de árvores, durante o temporal ocorrido na tarde desta terça-feira, 17.
Conforme a gerência de Corte e Poda da Semmas, oito registros foram atendidos até agora. Desses, foi constatada a queda de espécies do tipo Ficus e Paleteira, pouco recomendadas para arborização urbana por possuírem raízes superficiais e, no caso da paleteira, por oferecer pouca sombra. A Semulsp informou que até o final da tarde foram registradas no Disque Limpeza (0800-092-6356) o total de 25 ocorrências de árvores tombadas. Dessas, além das oito já atendidas, as equipes seguem nas ruas trabalhando na avaliação e remoção, inclusive no terceiro turno.
Após o corte, o material será encaminhado ao aterro sanitário para ser transformado em adubo. Em quedas de árvores, a Semmas é responsável por avaliar as condições das espécies e a Semulsp atua no corte e remoção dos mesmas, com auxílio do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil de Manaus atua quando a árvore atinge residência ou quando oferece risco aos moradores. Entre os locais onde foram registrados os tombamentos estão rua Gabriel Gonçalves, no Aleixo; avenida Umberto Calderaro (em frente a Escola Vida) e avenida Mário Ypiranga Monteiro, próximo ao viaduto Miguel Arraes; rua dos Açaizeiros, ao lado do Ifam Campus Zona Leste (antiga Escola Agrotécnica), no São José, e avenida Timbiras, na Cidade Nova.
Foto: Divulgação / Semulsp









