Prefeitura entrega 30 novos ônibus em Manaus

A renovação da frota do Sistema de Transporte Coletivo de Manaus, uma das exigências feitas pelo prefeito Arthur Virgilio Neto às empresas concessionárias do serviço, já começou. Na manhã desta sexta-feira (17), trinta ônibus novos foram inspecionados e entregues pelo prefeito em exercício, Marcos Rotta, na avenida Cyrillo Neves, no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade.

O prefeito em exercício, Marcos Rotta, durante a coletiva para entrega da nova frota de ônibus à Manaus
Foto: Jander Vieira

Segundo o Sinetram, os ônibus trazem consigo o novo design da carroceria Torino, modelo 2017, – Marcopolo. Além de porta à esquerda – item fundamental para implantação de um novo modal do transporte coletivo na capital – os veículos oferecem mais conforto aos usuários, devido a suspensão possuir o sistema à ar, o que proporciona maios estabilidade ao veículo, porque a sua altura permanece constante. Para o motorista, esse sistema garante maios dirigibilidade, porque os pneus não perdem contato com o solo.

Atendendo à Lei de Acessibilidade, conforme exigência da Norma Brasileira NR 14022, os novos veículos possuem elevadores próprios para o embarque e desembarque de cadeirantes. Outro fator importante, é que são abastecidos com diesel S10 que possui um teor muito menor de enxofre e seu principal benefício é ambiental, porque reduz as emissões de dióxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio.

É só o começo. Esses ônibus representam 10% daquilo que a prefeitura estabeleceu como meta para este ano, que são de 300 ônibus novos. Nossa ideia é criar um calendário para que a cada mês as empresas disponham de novos veículos, contemplando assim todas as zonas da cidade”, destacou Marcos Rotta, que foi um dos primeiros a testar os novos veículos, chegando de ônibus ao local da entrega.

Após a entrega, a empresa Via Verde deve providenciar a instalação das câmeras de segurança, validadores eletrônicos, GPS, além de adotar os procedimentos para o emplacamento e cadastro dos ônibus junto à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, a previsão é que os veículos estejam aptos à circular a partir de 25 de março.

Renovação gradual 

A integração de ônibus novos a frota do transporte coletivo de Manaus terá continuidade ao longo do ano, até que se chegue ao número determinado pela Prefeitura de 300 veículos. Conforme a Lei Municipal nº1.779, os ônibus do transporte urbano podem circular por até dez anos. Porém, a média de idade da frota de Manaus é de seis anos, média que deve diminuir a medida que a renovação da frota ocorra.