Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elisabeth Valeiko reúne com conselheiros tutelares

A primeira agenda oficial, após assumir a presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS), da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, foi uma reunião com representantes dos Conselhos Tutelares da cidade e secretários municipais das pastas de assistência social, trânsito e transporte. O procurador-geral do município, Marcos Cavalcanti, também participou da reunião que foi intermediada pela deputada estadual, Alessandra Campêlo (PMDB).

 Dentre as demandas apresentadas pelos conselheiros tutelares dos nove conselhos existentes em Manaus e, que compreendem 45 conselheiros, está a utilização da Faixa Azul pelos carros oficiais durante o atendimento. Os conselheiros justificaram que muitos dos atendimentos à crianças e adolescentes em condição de violência e vulnerabilidade social precisam de urgência e, portanto, a liberação para utilização das quatro faixas preferenciais hoje em funcionamento na cidade é fundamental.

Sensível ao pleito dos conselheiros e respaldada pelo procurador da PGM e pelo diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto, a presidente do FSS intermediou um entendimento. A partir de trâmites internos no Manaustrans e na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), os conselheiros tutelares poderão usar as faixas exclusivas durante o atendimento à população.

 “Sou mãe e me sensibilizo com as questões sociais, sobretudo, as que estão relacionadas ao atendimento de crianças e adolescentes em condição de violência e vulnerabilidade. Essas crianças têm pressa e se nós, enquanto poder público municipal, pudermos colocar à disposição recursos para melhorar o atendimento dos órgãos de proteção iremos fazer e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Agora, o próximo passo é normatizar isso entre os conselhos e as secretarias afins e melhorar esse atendimento social”, informou a primeira-dama, Elisabeth.

Na oportunidade os conselheiros tutelares entregaram a primeira-dama um documento com nove itens que serão analisados pelo prefeito, Arthur Virgílio Neto, por ela e pela equipe técnica da Prefeitura de Manaus.

“Quem toma as decisões é o prefeito, mas nada me impede de intermediar no que for possível e ser transparente quanto ao que não puder ser feito também. Meu sentimento é de angariar parceiros pelo bem de Manaus e é isso que estou fazendo também”, afirmou.

A deputada estadual, Alessandra Campêlo, agradeceu pela solicitude da primeira-dama e corroborou com o sentimento de auxílio mútuo no atendimento de crianças e adolescentes da cidade. “Agradeço a primeira-dama Elisabeth por ter nos recebido e ter sido tão atenciosa com o pleito dos conselheiros tutelares. Alguns itens ficaram para ser analisados, mas confiamos que o que for possível será feito”, disse.

Hoje a Faixa Azul está em operação nas avenidas Constantino Nery, Max Teixeira, Noel Nutels e Torquato Tapajós.