Presidente do TCE se reúne com diretores de secretarias para discutir revitalização de ex-sede da Corte de Contas

Além das grandes reformas estruturais para tornar o prédio visualmente turístico, a ideia do projeto de revitalização é de reativar o funcionamento do prédio para trabalhos da Corte de Contas.

(foto: divulgação/Lucas Silva)

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (12), com o diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, e o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, para iniciar as tratativas para a revitalização da primeira sede da Corte de Contas, um prédio histórico localizado no Centro da capital amazonense.

Além dos diretores dos órgãos, o subsecretário da Semjel, Platiny Soares, e o chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Josetito Lindoso, também participaram da reunião.

“O plano ainda é embrionário, mas estamos muito entusiasmados. Com certeza o Tribunal gostaria de fazer a gestão desse nosso prédio emblemático. Estamos conversando para dar prosseguimento a essa obra que será muito importante para a história do Tribunal e para a história do Amazonas”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Ao falar sobre o projeto da Prefeitura em revitalizar toda a região central da cidade, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a importância do TCE-AM em fazer parte deste processo.

“É fundamental que o Tribunal de Contas do Estado tenha esse espaço resgatado e revitalizado. Já estamos alinhando as conversas técnicas com os órgãos para avançarmos na conversa e termos esse resgate importante na história de nosso estado. É um resgate da economia, da história e da vida na cidade de Manaus”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, confirmou que o projeto na região do prédio histórico irá possibilitar um novo ponto de turismo na cidade, com o TCE-AM tendo participação ativa na revitalização.

“Não há dúvidas sobre o futuro sucesso do resgate dessa memória do Tribunal de Contas naquela área que estamos trabalhando para ser revitalizada. A sociedade manauara poderá observar o carinho que estamos dando naquela região. Entendemos que essa integração com o Tribunal de Contas era o que estávamos precisando para prosseguirmos com esse grande projeto na cidade de Manaus”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.