Professor do Literatus é homenageado por desenvolver projetos de Empreendedorismo e Inovação na sala de aula

Foto: divulgação

O administrador e professor do Centro de Ensino Literatus, Jean Braulio Santana Reis, foi um dos homenageados nesta quarta-feira (26) durante a Solenidade de Outorga da Medalha de Mérito Educacional e Placa de Condecoração, do Conselho Municipal de Educação de Manaus. O profissional foi destaque por desenvolver projetos nas áreas de Empreendedorismo e Inovação: Gestão de Produção, Empreendedor do Futuro, e o Laboratório de Gestão e Inovação, que vai ser inaugurado no próximo mês na instituição.

Jean explica que o projeto de Gestão de Produção é voltado para os alunos do cursos de gestão do Literatus e permite que eles possam desenvolver habilidades como mapeamento de processos, inspeção de qualidade e controle de qualidade. “É montada na sala de aula uma verdadeira linha de produção, onde os próprios alunos selecionam os produtos, a matéria-prima, a cadeia de fornecedores e definem quem serão os operadores e inspetores para a fabricação dos produtos”, detalha o professor, que atua há seis anos na instituição.

Jean aponta que a intenção do projeto é que os alunos consigam de fato entender na prática como funciona a gestão da cadeia produtiva, como é o processo de gerenciamento tanto da produção quanto da qualidade.

Já o Empreendedor do Futuro, é um projeto mais amplo pois é aplicado em todos os cursos técnicos, além dos que fazem parte do programa de aprendizagem, Melhor Aprendiz. “Buscamos destacar aí ideias de empreendedorismo nas áreas ambientais e sociais, que identificam vulnerabilidade social dentro da nossa cidade”, comenta Jean. Entre essas ideias, está a da recuperação do igarapé do quarenta, localizado na zona centro-sul de Manaus.

Outro foco do Empreendedor do Futuro é mostrar que é possível empreender dentro da própria empresa em que atua, observando onde é possível aplicar melhorias de processos e produtos. “Ao longo de todo ano, por meio da disciplina Empreendedorismo e Inovação, oficinas, feiras e visitas técnicas, fomentamos isso com criatividade e oferecendo ferramentas que vão fornecer aos alunos o conhecimento necessário para que possam aplicar isso na prática na rotina profissional”, disse o professor do Literatus.

E mais uma novidade deverá passar a fazer parte da formação empreendedora dos técnicos, o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação, que ajudará os alunos a pensarem “fora da caixa” e buscarem melhorias e soluções práticas para problemas que podem acontecer na empresa.

Reconhecimento

A Solenidade de Outorga da Medalha de Mérito Educacional e Placa de Condecoração foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi promovida pelo Conselho Municipal de Educação de Manaus.

“Nossa intenção é agraciar profissionais e instituições por seus méritos e relevantes serviços prestados, direta ou indiretamente, à educação da cidade”, destacou o presidente do conselho, Tiago Lima e Silva.

Ele explica que todos os profissionais e instituições homenageados foram indicados por pessoas que compõem o Conselho Municipal de Educação de Manaus. “São pessoas conhecidas na área e merecem essa honraria pelo trabalho que desenvolvem”, afirmou Silva.

Além de conselheiros, o evento contou com a presença de profissionais da educação, a titular da Semed, Dulcinea de Almeida, além de representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (SINEPE/AM).