Projeto ‘Qualificando Cidadão’ irá atender 900 usuários da rede socioassistencial

Com a procura cada vez maior por pessoas qualificadas para ocupar postos de trabalho, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) estão firmando um termo de cooperação para a execução do projeto “Qualificando Cidadão”.

O projeto levará cursos de qualificação profissional a 900 usuários assistidos pela rede socioassistencial da Semmasdh e, visa atender o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O Conselho atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e os capacita para o mercado de trabalho com estímulo ao empreendedorismo.

A Semmasdh vai repassar R$ 150 mil do Acessuas para a Semtrad para custear o projeto. Serão 16 cursos ofertados nos seguintes segmentos: gestão e comércio, beleza, hospitalidade, turismo, informática, moda e ações extensivas. As inscrições estarão disponíveis até o final do mês de maio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Elas também podem ser realizadas aqui.

 De acordo com as ementas do projeto, os usuários qualificados serão encaminhados, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE/Manaus), para o preenchimento de vagas com o perfil profissional dos usuários.