Quer consultar o saldo do FGTS? Veja 5 formas de descobrir o número do PIS

Você não sabe o seu número do PIS/Pasep, mas quer conferir se tem dinheiro para receber de contas inativas do FGTS? Calma, há algumas opções.

1. Na carteira de trabalho

O número do PIS/Pasep costuma ser registrado na carteira de trabalho. Nos modelos mais novos de carteira de trabalho, o número aparece impresso no alto da página 3, a mesma onde fica a assinatura, a foto e a impressão digital do trabalhador. Nos modelos mais antigos, o número do PIS costuma ser escrito a mão pelo empregador em “Anotações Gerais”, nas páginas finais da carteira.

2. No Cartão do Cidadão

Esse número PIS/Pasep também pode ser encontrado na frente do Cartão do Cidadão, que é usado para sacar benefícios sociais, como seguro-desemprego e abono salarial.

3. No RH da empresa

Se estiver trabalhando com carteira assinada, entre em contato com a pessoa ou área responsável por Recursos Humanos em sua empresa e peça para informarem seu número do PIS.

4. Pelo telefone 135

É possível ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135 (funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h). A ligação é gratuita para chamadas de telefone público ou de telefone fixo. Ligações de celular têm o custo de uma chamada local.

É necessário informar alguns dados, como CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento, e pedir para saber qual seu número do PIS.

5. Pelo site da Previdência

O trabalhador pode acessar o site da Previdência Social para descobrir seu número NIT (Número de Identificação do Trabalhador) – é equivalente ao PIS/Pasep, geralmente usado por trabalhadores doméstico ou contribuinte individual.