
O Coletivo Comunidade Quilombola da Baixa da Xanda realizou, no sábado (20), a entrega de 400 cestas básicas de Natal às famílias da comunidade quilombola da Baixa da Xanda, em Parintins.
A ação contou com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em articulação com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas no Amazonas (CONAQ-AM).
Segundo Dé Monteverde, coordenador-geral do coletivo, a atividade foi realizada após o cadastramento das famílias beneficiadas, ocorrido entre quinta e sexta-feira (18 e 19).
“A iniciativa, que integra uma política pública federal, proporcionou esse presente de Natal à nossa comunidade quilombola. Estamos felizes em saber que muitas famílias irão passar as festas de fim de ano com a mesa farta”, destacou o coordenador-geral.
Dé Monteverde também agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Parintins, da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido e de todos os membros do Coletivo Comunidade Quilombola da Baixa da Xanda.
A ocasião representou mais um momento histórico de reconhecimento do território e da memória da Baixa da Xanda, primeiro quilombo reconhecido em Parintins e berço do boi-bumbá Garantido.









