Recofarma mantém liderança em exportação

Foto: divulgação

A Recofarma Indústria da Amazônia, quarta maior unidade global de concentrados da Coca-Cola, é a ganhadora do título de maior exportadora pelo desempenho de 2024, entre as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Pela 13ª vez, a empresa vai receber o destaque da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Prêmio Industrial do Ano, que vai ocorrer na sexta-feira (23), no SESI Clube do Trabalhador.

O diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola, Gustavo Biscassi, lembra que desde o início das operações, há 35 anos, o grupo empresarial mantém no Amazonas o compromisso contínuo com o desenvolvimento socioeconômico da região.

“O reconhecimento da FIEAM como maior exportador do Polo Industrial de Manaus reforça o impacto positivo que buscamos gerar no estado. Nosso foco está em crescer de forma responsável, contribuindo com as comunidades e atuando com responsabilidade em toda a cadeia – como temos feito ao longo de 84 anos no Brasil, impulsionando o desenvolvimento por onde passamos”, disse.

De acordo com Biscassi, os resultados refletem um trabalho consistente de planejamento e os aprendizados adquiridos desde 2023, em relação à estiagem. “A fábrica de concentrados da Coca-Cola no Brasil se antecipou aos desafios logísticos esperados para 2024, especialmente aqueles relacionados à seca dos rios na região amazônica. Com medidas estratégicas adotadas com antecedência, a operação conseguiu manter seu desempenho e garantir o abastecimento e seguir atendendo seus mercados com excelência”, afirma.

A Recofarma atende a diversos mercados da América Latina, com distribuição nacional e exportação para Colômbia, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Produz mais de 200 fórmulas em diversos segmentos de bebidas não alcoólicas, como água, chás, refrigerante, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e vegetais.

O ano de 2024 também foi marcado pela inauguração da expansão da fábrica em Manaus, com um investimento total de R$ 550 milhões. A nova instalação, que integra conceitos da Indústria 4.0, moderniza a produção com a utilização de avançadas tecnologias e automação, ampliando a capacidade de produção de concentrados de bebidas.

“Temos um histórico importante de parceria com o Amazonas. São 35 anos de atuação da Coca-Cola Brasil na região, desde a instalação da Recofarma no Polo Industrial de Manaus, além da presença do Grupo Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil no estado. O Sistema Brasil é também uma importante geradora de trabalho o estado, com mais de 14 mil empregos diretos e indiretos”, revelou o diretor.

Olhos da Floresta

Criado em 2016 pela Coca-Cola Brasil, o programa Olhos da Floresta está presente em mais de 124 comunidades, envolvendo mais de 350 famílias de agricultores e beneficiando mais de três mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas.

Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, Olhos da Floresta incentiva a cadeia de guaraná no estado – geração de empregos, investimento em capacidade de produção, projetos de compra de matérias-primas locais, capacitação da agricultura familiar, proteção de bacias hidrográficas e acesso a água – dando oportunidade de renda para as famílias. Neste programa, os agricultores familiares são incentivados a adotar práticas agroecológicas – modelo alternativo de produção baseado em conceitos da agricultura. O trabalho desenvolvido pelas famílias envolve o cultivo do fruto, a colheita, o beneficiamento, o transporte, além dos insumos.

Por meio dessa iniciativa, a Coca-Cola Brasil está presente em 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense, o que compreende 19 municípios – Apuí, Autazes, Borba, Canutama, Humaitá, Itacoatiara, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manaus, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará –, e ainda garante que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná e no Tuchaua sejam provenientes do Amazonas. Ao todo são 11 associações e cooperativas no Programa Olhos da Floresta.

O grupo empresarial apoia ainda instituições de abrigo a crianças e idosos, com fornecimento de material de higiene e alimentação, sendo estes angariados tanto pelas campanhas internas com os empregados, quanto pelo aporte financeiro da companhia.