Resolução de questões e cuidados com a saúde mental na reta final de preparação para o Enem

(foto: divulgação)

Falta menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Engana-se quem pensa que esse é o momento para turbinar as horas de estudo. Segundo o professor do Vetor Centro de Estudos, André Barroso, esse é o momento de apostar na resolução de questões de provas anteriores e, principalmente, de cuidar da saúde mental.

“O momento é de desaceleração, mas isso não quer dizer que o candidato não vai fazer mais nada, a ideia é que ele passe a se dedicar em reforçar o que já estudou. Para isso, o ideal é resolver questões de provas anteriores. Além disso, a partir de agora é interessante também treinar as estratégias que deram certo ao longo da preparação”, informou Barroso.

Começar a resolução das questões pelas mais fáceis, dividi-las por blocos ou optar por primeiro fazer a redação, realizar paradas estratégicas para ir ao banheiro, beber água e lanchar são algumas das estratégias que os candidatos tendem a optar para o dia da prova, tanto para otimizar o tempo quanto para ganhar um gás nos momentos que exigem mais foco.

Outra dica do professor do Vetor é trabalhar a saúde mental. Não deixar os hobbies de lado e aproveitar para praticar um esporte com os amigos, passar um tempo em família e treinar técnicas de respiração e relaxamento para antes e depois da prova, também são sugestões.

“É fundamental que o candidato entenda que um dia antes do Enem não é o momento para intensificar, nada de participar de viradões. Essa é a hora de descansar para que ele possa dar o seu máximo no exame”, frisou o Barroso.

Outra orientação do professor é a de conhecer o local da prova um dia antes. Para que os candidatos calculem uma rota, incluindo possíveis imprevistos com o trânsito e transporte público, por exemplo.

O local de prova do Enem de cada candidato está no cartão de confirmação da prova, disponível desde segunda-feira (24) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas em dois domingos, dias 13 e 20 de novembro, para cerca de 3,3 milhões de inscritos em todo o país.