Saúde do homem ganha atenção especial em ação do Centec no próximo dia 14

Evento alude à campanha ‘Novembro Azul’ e ao Dia Mundial da Diabetes, comemorados neste mês

(foto: divulgação)

Visando sensibilizar o público masculino sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Proposta e o Diabetes, o Centro de Ensino Técnico (Centec) realiza, no próximo dia 14, ação especial em alusão ao ‘Novembro Azul’ e ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado na referida data. O evento, que será aberto ao público em geral, acontece na sede da instituição, localizada na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo, das 8h às 17h.

Na ocasião, professores e alunos do curso técnico de enfermagem estarão disponibilizando para população serviços diversos na área de saúde preventiva, como aferição de pressão arterial e exames de escuta pulmonar, cardíaca e abdominal, além de palestras e orientações com temas relacionados à prevenção e a importância do diagnóstico precoce de doenças que atingem a saúde dos homens, como do Câncer de  Próstata e o Diabetes.

Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o carcinoma de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e que, até o final deste ano, a estimativa é que mais de 68 mil casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Para o Amazonas, a previsão é de 580 novos casos até 2019.  Já sobre o Diabetes, levantamento do Ministério da Saúde (MS) aponta que o percentual de homens com diagnóstico médico da doença mais que dobrou em Manaus, entre os anos de 2006 e 2017 (113,5%).

“Estaremos realizando atividades bem dinâmicas, para mostrar a importância da prevenção. O ‘Novembro Azul’ é tão relevante quanto ao ‘Outubro Rosa’, daí a necessidade de abordar, cada vez mais, com a sociedade a questão do cuidado com a saúde do homem”, fala o professor e enfermeiro Ismael da Mota, coordenador do evento.

Ele acrescente que professores de enfermagem do Centec estarão avaliando os homens presentes na ação para, posteriormente, encaminhà-los a especialistas, caso haja necessidade de um acompanhamento mais detalhado.

O docente ressalta ainda que é preciso chamar a atenção para os cuidados da saúde integral do homem. Além do câncer de proposta, a campanha deste ano alerta sobre a prevenção contra doenças como o Diabete, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensões e outras enfermidades que atingem o público masculino.

“O homem tem muita dificuldade de procurar assistência medica e, principalmente, tratar adequadamente da saúde. Quando procura ajuda, a situação já está grave. Queremos trabalhar com o público exatamente essa conscientização. A família deve ser o apoio e o incentivo para que o homem comece a se cuidar o quanto antes. O Centec quer alcançar o máximo de pessoas possíveis com essas ações de sensibilização”, enfatizou.

Sobre o Centec

O Centec é uma instituição especializada no ensino profissionalizante e tem como missão formar profissionais com competência técnica e humana para atender as demandas do mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.