Segundo o Detran, CNH eletrônica deve ficar disponível para motoristas até fim de setembro no AM

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) estará disponível em versão demonstração para os motoristas até o final do mês de setembro, segundo previsão do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O aplicativo servirá para consulta do documento original e também poderá ser compartilhada por e-mail e até Whatsapp.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o app final chegará às lojas em 30 de setembro, quando o estado de Goiás começar a cadastrar os usuários em um projeto-piloto. Até 1º de fevereiro de 2018 todos os Detrans devem estar aptos a emitir a versão digital.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o departamento aguarda posicionamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para saber como deve funcionar o aplicativo no Amazonas.

Segundo o Ministério das Cidades, a CNH digital será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa. Segundo o diretor presidente do Detran-AM,a CNH Eletrônica não trará muitas mudanças já que ela não acaba com a CNH de papel e só irá servir dentro do território nacional. Ela funcionará como mais uma ferramenta para as pessoas que já possuem a CNH tradicional.

O sistema deve ser implantado em todo o país até fevereiro, mas até lá vários testes devem e precisam ser realizados para garantir a segurança do documento, que por se tratar de uma ferramenta digital a uma abertura para crimes cibernéticos. (G1 Amazonas)