Chefes e gerentes de departamentos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na manhã desta quinta-feira, 25/5, no auditório do órgão, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, do Painel de Indicadores, onde foram analisadas as ações desenvolvidas nas escolas nos meses de abril e maio deste ano.
O painel é desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SSGE) e coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege). De acordo com a chefe do Dege, Marcionília Bessa, as metas estabelecidas são determinadas por cada departamento, de acordo com a sua realidade.
“Cada departamento possui o seu plano a ser desenvolvido e, a partir daí, são criadas ações que vão ser trabalhadas bimestralmente, mensalmente e anualmente. Então, essa reunião que acontece mensalmente é para discutir os resultados atingidos, para sabermos se os indicadores estão de fato sendo alcançados com êxito”, explicou.
Marcionília disse ainda que o encontro é um momento de socializar as ações, apresentar os avanços, as dificuldades e traçar novas estratégias para alcançar as metas.
A Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei) apresentou um alcance de 100% nas formações dos professores indígenas. A meta estabelecida inicialmente tinha sido de atender 60% desses professores. Ela explicou como o trabalho foi realizado para que chegasse ao resultado positivo.
“A partir do momento em que a equipe reuniu e decidiu que íamos alcançar as metas, concordamos em fazer os assessoramentos e levar formação para os professores, unindo força e fazendo parceria, como por exemplo, com os gestores das escolas onde essas formações aconteceram e donos de embarcações para transportar os monitores para as escolas rurais e, assim, realizarmos esse trabalho mensalmente”, disse Altacir Rubim, gerente da Geei.
Outra gerência que também ultrapassou a meta estipulada para o 1º bimestre foi a de Educação Especial (GEE). A meta era chegar em 40% de atuação no assessoramento pedagógico na Educação Especial e Educação Inclusiva e alcançou 90%. A gerente de Educação Especial da Semd, Reni Formiga, falou sobre quais medias favoreceram para o alcance da meta.