Senai Amazonas é o vencedor em prova prática e 6º melhor do Brasil

Os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) obtiveram nota geral de 8,3 no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 2021, o SAEP, que conferiu ao Regional do Amazonas a sexta posição no ranking de desempenho  das Escolas SENAI em todo o Brasil. Os alunos do Amazonas alcançaram 9,8, a melhor nota nacional em prova prática, e 6,7 na prova objetiva/teórica.

“A meta nacional para o ano de 2021 era de 7,6 e, novamente, ficamos acima, com 7,7 (2019); 7,9 (2020) e 8,3 em 2021. Ficamos no 6º lugar geral, sendo que nossa nota na prova prática, 9,8, foi a melhor do Brasil”, destacou o diretor regional do SENAI/AM, Rogério Pereira. Apenas nove estados brasileiros ficaram acima da média nacional.

Cinco cursos técnicos foram avaliados, dentre eles os cursos de administração, eletrônica, mecatrônica, refrigeração e climatização, da Escola SENAI Antônio Simões, e de mecânica, da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, ambas em Manaus, ao todo, 55 alunos foram avaliados.

A escola com alto índice de desempenho na prova objetiva e prática foi a Escola SENAI Waldemiro Lustoza, com o curso de mecânica, que alcançou o Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), a média final em 8,9, enquanto a média nacional foi de 7,6.

O resultado do IDAP é um indicador que varia em uma métrica de zero (quando a defasagem da escola é máxima) a 10 (quando não há defasagem da escola). Para o seu cálculo, utiliza-se o percentual de estudantes avaliados distribuídos nas escalas de desempenho (Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado) das provas objetiva e prática.

Com avaliações teóricas on-line e a parte prática no uso de simuladores, o SENAI realizou agendamento de horário prévio entre os alunos para evitar aglomeração nas salas de aula e manter o distanciamento necessário, por conta da pandemia de covid-19.

Além das adaptações com os alunos, muitas aulas foram ministradas de forma on-line pelos docentes que também, ao longo do SAEP, são avaliados junto a toda equipe de ensino. “Além dos alunos existe uma avaliação feita on-line com toda a equipe do SENAI, incluindo o diretor regional, gerente de educação, equipe de pedagogos, coordenadores e docentes”, relatou disse o gerente geral de Educação, José Nabir.

Uma das principais dimensões do SAEP é a Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE). Essa avaliação externa tem como principal objetivo verificar o que os estudantes, ao final do curso, sabem e são capazes de fazer, conforme o previsto no perfil profissional de cada curso avaliado. Ao longo de 11 edições, a ADE tem sido aperfeiçoada e reconhecida como um importante indicador de qualidade educacional do SENAI.

Os cinco cursos avaliados pelo SAEP estão com vagas abertas nas Escolas SENAI. Para mais informações entrar em contato pelo whatsapp (92) 99191-0922 / 98133-0984, das 8h às 20h ou pelo site www.senaiamazonas.com.br.