
Da sala de aula à fábrica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a empresa Novamed, formou 77 alunos do curso Processos Produtivos na Indústria Farmacêutica, capacitando-os para atuar no setor industrial farmacêutico. Com carga horária de 160 horas e duração aproximada de dois meses, o curso combinou teoria, prática e vivência industrial, preparando os participantes da comunidade em geral para os desafios da produção farmacêutica. A cerimônia de formatura ocorreu no último dia 23, na Escola SENAI Antônio Simões.
Durante a cerimônia, o coordenador da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, José Alan Moreira, destacou a importância da iniciativa. “Hoje não celebramos apenas a conclusão de um curso, mas a concretização de um projeto construído com esforço, parceria e propósito. Esta formatura representa disciplina, superação e crescimento profissional”, afirmou.
O curso realizado entre os meses outubro e dezembro, foi oferecido gratuitamente à comunidade em geral e com foco em pessoas que ainda não fazem parte do quadro de colaboradores da Novamed. A iniciativa teve como objetivo preparar candidatos para a inserção no mercado de trabalho, especialmente para vagas de operação e primeira liderança na indústria farmacêutica, fortalecendo a empregabilidade local.
Segundo o coordenador de Treinamento Operacional da Novamed, Diego Fernando, a parceria com o SENAI já apresenta resultados concretos. “Hoje temos pessoas preparadas para o mercado de trabalho e para a indústria farmacêutica. Esses alunos vão participar do nosso processo de seleção para cargos operacionais e de primeira liderança”, explicou.
Fernando também ressaltou a continuidade do projeto. “Essa parceria continua para a comunidade de Manaus. Teremos novas turmas no início de janeiro e mais ao longo de 2026, acompanhando o crescimento da fábrica e o desenvolvimento da comunidade”, completou.
As aulas foram ofertadas nos turnos vespertino e noturno, na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, localizado no bairro Cachoeirinha, em Manaus. A instrutora do curso, Suelene Amazonas, explicou que a formação foi estruturada para alinhar teoria e prática. “Trabalhamos conteúdos básicos, como português, matemática e metrologia, mas também conceitos específicos da indústria farmacêutica, como boas práticas de fabricação (BPF), técnicas de manipulação e granulação, sempre integrando a parte técnica e operacional do contexto da fábrica”, afirmou.
Um dos diferenciais do curso foi a integração entre teoria e prática, com visita técnica à fábrica da Novamed, permitindo que os alunos conhecessem de perto a realidade operacional da indústria farmacêutica. Durante a formação, houve acompanhamento contínuo do desempenho dos participantes, com alinhamento direto às exigências do mercado.
De acordo com o pedagogo do SENAI, Roosevelt Ramos, o curso representa uma nova fase da cooperação entre as instituições. “Processos Produtivos na Indústria Farmacêutica é um novo projeto, com nova metodologia e uma nova forma de captar alunos e futuros colaboradores da Novamed. É uma preparação direta para a empregabilidade”, destacou.
Ao final do curso, os alunos com desempenho satisfatório passaram a integrar o processo seletivo da Novamed, ainda durante a fase final da capacitação. Parte dos formandos já avançaram nas etapas de seleção, reforçando o impacto positivo da parceria entre o SENAI e a empresa.
Entre os formandos, a avaliação foi positiva. O aluno Daniel Mello comemorou a sua aprovação na seleção da empresa parceira e pela oportunidade de crescimento profissional. “Me desempenhei bem nas aulas e já fui aprovado na entrevista e no exame de admissão da Novamed. Agora só aguardo ser chamado para iniciar na primeira turma. Sem dúvida, indicaria este curso para qualquer pessoa que busque crescimento e uma chance real de trabalhar na indústria farmacêutica”, relatou.
Para o aluno Jchaeerden Oliveira, de 47 anos, o curso proporcionou uma experiência completa de aprendizado e preparação para o mercado. “O curso aqui no SENAI é ótimo, uma estrutura super adequada para todas as necessidades dos estudantes. Eu também achei o ensino muito fácil. A dinâmica e a integração foram boas. O conhecimento entrou muito na nossa mente e a gente se qualificou bem para poder estar preparado para o mercado de trabalho”, disse.
Parceria renovada
Diante dos resultados alcançados, a parceria foi renovada, com previsão de novas turmas a partir de janeiro de 2026, ampliando o alcance do projeto e contribuindo para a formação de mão de obra qualificada para o crescimento da indústria farmacêutica em Manaus.
Sobre a Novamed
Fundada em 2014 na Zona Franca de Manaus, a empresa Novamed é uma empresa do Grupo NC, que pertence ao mesmo grupo controlador da EMS – líder do mercado farmacêutico brasileiro – e a primeira empresa a produzir medicamentos na história da Zona Franca de Manaus. A empresa é uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo, que supre grande parte da demanda de sólidos das farmacêuticas do Grupo NC, graças à capacidade de produção de 1,5 bilhão de comprimidos por mês. O sistema de pesagem da matéria-prima é exclusivo e robotizado. Possui um processo de fabricação totalmente automatizado e com documentação eletrônica, sem o uso de papel. Todos os equipamentos disponíveis são os mais modernos em todo o mundo.









