“Completar 76 anos é mais do que uma data; é celebrar milhares de histórias de transformação, bem-estar e desenvolvimento humano. Nosso SESI Amazonas tem sido uma força motriz na vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, promovendo saúde, educação e qualidade de vida.” Assim destaca Rosana Vasconcelos, superintendente do SESI Amazonas.
Desde sua fundação, a instituição desempenha um papel vital para o desenvolvimento da indústria do Amazonas e investindo no futuro das novas gerações. “Vemos crianças que começaram na nossa creche e hoje ocupam posições no mercado de trabalho, como é o caso do Vitor Simões, que começou sua trajetória na nossa creche, teve sua formação acadêmica conosco e hoje trabalha no SESI”, ressalta Vasconcelos.
Vitor descreve sua jornada com gratidão. “Minha jornada no SESI começou na creche, quando minha mãe trabalhava como industriária. Após um breve intervalo, retornei à unidade Emina Barbosa Mustafa no 4º ano. No 6º ano (2015), participei do meu primeiro torneio de robótica, que despertou em mim uma paixão duradoura. Em 2018, nossa equipe se classificou para o campeonato nacional, um marco que mudou minha vida e ajudou a definir minha carreira futura. Hoje, trabalho no SESI, auxiliando equipes em competições de robótica, compartilhando minha experiência com alunos e professores”, disse Simões.
Com décadas marcadas por desafios superados, o SESI Amazonas continua a se reinventar para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação. “Deus nos conduzirá a mais longos e prósperos anos de serviço à comunidade. Seguiremos firmes, entregando alegria, autoestima, formação acadêmica e bem-estar aos nossos trabalhadores e clientes”, afirma a superintendente.
Neste ano, 3.873 alunos foram matriculados em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio, além de mais de 3.353 alunos em Educação de Jovens e Adultos. Em setembro, a instituição inaugurou o pavilhão tecnológico da SESI Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa, composto de salas de aula voltadas ao desenvolvimento da metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o centro do processo pedagógico.
Robótica nas escolas SESI
A robótica, presente nas escolas SESI desde 2010, tem se mostrado um diferencial na formação de jovens, como Gustavo Lopes, 16 anos, aluno da Escola SESI de Referência Emina B. Mustafa e membro da equipe de robótica Prodixy. Ao integrar a tecnologia ao currículo de forma prática e envolvente, o SESI estimula o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
“O SESI sempre nos desafia a pensar fora da caixa. Essa abordagem, aliada à participação em competições como a First Lego League (FLL), proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais”, expõe Lopes
Além de formar profissionais qualificados, o SESI busca formar cidadãos engajados e capazes de transformar o futuro. Ao oferecer um ambiente que estimula a inovação e o pensamento crítico, a instituição prepara seus alunos para os desafios do mundo contemporâneo. “O SESI não se limita só ao ambiente escolar, mas também busca impactar positivamente a nossa sociedade”, destaca Gustavo.
A experiência de Gustavo demonstra como a robótica nas escolas SESI vai além da programação e da construção de robôs. A prática proporciona um desenvolvimento integral, abrangendo áreas como comunicação, liderança e trabalho em equipe. “A robótica não é só robô, robô, robô, engenharia. Você consegue se autodesenvolver”, afirma o aluno.
Com uma trajetória de mais de uma década na área de robótica educacional, o SESI se consolida como um modelo de ensino inovador e eficaz. “Ao oferecer aos seus alunos a oportunidade de explorar o mundo da tecnologia, de forma lúdica e desafiadora, a instituição contribui para a formação de futuros líderes capazes de construir um mundo melhor”, pontua o futuro técnico na área de redes de computadores.
EJA SESI no interior do Amazonas
O Serviço Social da Indústria (SESI) Amazonas anunciou um avanço estratégico na ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 2025. A gerente da EJA, Patrícia Bezerra, disse que novas parcerias estão em negociação com municípios do interior como Itacoatiara, Parintins e Silves, reforçando uma iniciativa que já beneficiou localidades como Careiro, Iranduba e Rio Preto da Eva.
As parcerias são baseadas em acordos de cooperação técnica, nos quais o SESI disponibiliza sua metodologia de ensino, promove a formação de professores e gestores escolares, e possibilita que os alunos participem de aulas no modelo presencial ou a distância, conforme o interesse do município. “Essa estratégia beneficia tanto o SESI, que amplia sua captação de alunos, quanto os municípios, que reduzem custos com infraestrutura e manutenção de escolas”, destacou Patrícia.
Outro destaque para 2025 é a retomada do ensino presencial para os anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, atendendo a uma nova demanda de empresas dos setores de construção civil e alimentação, que buscam formação básica para seus colaboradores. A meta é manter o alcance de mais de 3,3 mil alunos, número que foi ultrapassado em 2024, com 3.353 matriculados.
A EJA do SESI vem formando pessoas com o ensino fundamental e médio, desde 1968. No período de 2016 a 2024, o SESI Amazonas realizou 25.705 matrículas. Entre os formandos, histórias de superação como a de Juscelino Belarmino Espíndola, de 65 anos, incentivam outros a também fazerem história.
Motorista há 14 anos, Espíndola contou que o incentivo da filha Jaqueline foi fundamental para retornar aos estudos. “Eu tinha só o fundamental incompleto. Minha filha disse: ‘Papai, nunca é tarde para estudar’. Com esse apoio, cheguei ao ensino médio e estou muito feliz”, disse o estudante que concluiu o ensino médio em novembro último.