SESI e Semed ajustam convênio de educação infantil e projetam expansão em Manaus

Reunião reforça parceria em prol da educação infantil em Manaus. (Foto: ASCOM/FIEAM)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social da Indústria (SESI) aprovaram, nesta terça-feira (23), os ajustes no convênio de oferta de vagas na educação infantil e avaliaram perspectivas de expansão da parceria nos próximos anos. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

O presidente da FIEAM e diretor regional do SESI Amazonas, Antonio Silva, destacou que o convênio mantido com a Semed não tem caráter lucrativo, mas institucional e social. “Temos orgulho de estender a metodologia SESI de Educação às crianças de nosso município”, disse Silva.

Durante a reunião, a Semed apresentou a proposta de manter o convênio que garante vagas para 600 alunos, como parte de um reordenamento orçamentário e estratégico. Segundo a secretaria, a medida visa equilibrar custos e viabilizar investimentos em regiões com maior demanda por creches e pré-escolas, especialmente nas zonas norte e leste da capital.

Técnicos do SESI detalharam a composição dos custos do convênio, incluindo despesas com pessoal, encargos, alimentação, material pedagógico e infraestrutura, além dos impactos de reajustes salariais e contratuais.

Além dos ajustes imediatos, a reunião serviu para alinhar planos de expansão da rede, com a possibilidade de abertura de novas unidades do SESI em outras áreas da cidade, por meio de locações ou novos projetos, ampliando o acesso à educação infantil.

A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, ressaltou que o convênio vai beneficiar alunos em educação infantil na creche Francisco Garcia, consolidando o quarto ano consecutivo da iniciativa. Será mais um ano letivo promissor, com excelentes resultados para essas crianças e suas famílias”, afirmou.

A parceria do SESI-AM com a da Prefeitura de Manaus segue investindo na educação infantil, fortalecendo iniciativas que garantam atendimento de qualidade e desenvolvimento integral para as crianças. Programas e parcerias estratégicas têm sido fundamentais para ampliar o acesso a espaços educativos que unem cuidado, aprendizado e socialização desde os primeiros anos de vida.

O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, reforçou a continuidade da parceria. “Vamos continuar atendendo 600 estudantes, de um a cinco anos de idade, em um modelo de creche-escola que sabemos o quanto é importante para a população. É mais oportunidade para a comunidade de Manaus”, declarou.

Participaram da reunião o subsecretário municipal de Administração e Finanças, Lourival Praia, o subsecretário municipal de Educação, Dalmir Salazar, a diretora do Painel Gerencial do Departamento de Planejamento (Deplan), Yasmim Kananda Melo, além de integrantes da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Pela FIEAM, o gerente Luiz Caldas – da Diretoria Financeira do Sistema FIEAM, gerente corporativo jurídico, João Roberto Filho e gerente de Educação da Escola SESI Dr. Francisco Garcia Rodrigues, Sinthia Cavalcante.