Mês de maio é o mês das mamães. A data que aquece o comércio em todo Brasil promete ser boa também para os bares e restaurantes este ano. Segundo levantamento da Abrasel, a média de faturamento no setor para o final de semana do dia das mães deve aumentar em 30% nas principais capitais brasileiras (quando comparado a 2021) e se equiparar ao período pré-pandemia.
Em Manaus, 58% dos estabelecimentos entrevistados esperam um aumento expressivo no faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, já Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades com as melhores expectativas. No Distrito Federal, a expectativa é de 60% de aumento na comparação com 2021. Em duas capitais do Nordeste, Fortaleza e Recife, a expectativa também é positiva e o setor espera 35% e 20% de aumento respectivamente sobre 2021. A comparação com 2019, último dia das mães antes da pandemia, também deve ser positiva. Em Belo Horizonte a expectativa é de 20% a mais do que o faturamento registrado em 2019. Em São Paulo e no Rio de Janeiro também há otimismo: a média de faturamento deve ser 15% maior em relação a 2019.
Segundo o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “O Dia das Mães é uma data muito esperada pelo comercio em geral e, para o setor da alimentação fora do lar que a Abrasel representa, isso não é diferente. Existe uma expectativa de vendas comparado ao ano passado e também comparado ao período pré-pandemia com o ano de 2019. A gente sabe que a situação atual continua desafiadora, temos uma inflação que ainda não está sob controle, aumento de preços, e tudo isso que nos preocupa bastante, mas ainda assim esperamos um aumento no nosso movimento em torno de 30%, isso de maneira geral, algumas casas certamente pelo perfil que possuem devem até ultrapassar essa expectativa”, afirma Zamperlini.