Sinepe-AM lança Concurso de Redação voltado às escolas particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) acaba de lançar a nona edição do Concurso Sinepe-AM de Redação. O evento é gratuito e voltado para os alunos matriculados em uma das 90 escolas filiadas à entidade. O período de entrega das redações acontece até o dia 29 de outubro.

“O Concurso Sinepe-AM de Redação é uma tradição no nosso calendário de eventos. No ano passado, por conta das restrições da pandemia, não o realizamos, mas neste ano voltamos com grandes expectativas e esperamos mais uma vez premiar o talento e criatividade de crianças e adolescentes”, disse a presidente do sindicato, Elaine Saldanha.

A vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Cristina Andrade, ressalta que as redações devem ser originais, inéditas, pertinentes ao tema e, obrigatoriamente, redigidas de próprio punho na folha de papel padrão do concurso.

“Além disso, também será levada em conta a coesão, coerência, acentuação, ortografia, pontuação, concordância, estética (letra legível, margens regulares, ausência de borrões e rasuras, e título centralizado) e criatividade no texto”, destacou Laura.

A sugestão da entidade é que as escolas realizem seus próprios concursos internos para que haja uma triagem das melhores produções a serem entregues na sede do Sinepe-AM, que fica localizada na rua Belo Horizonte, 19, no The Place Business Center, bairro Adrianópolis. As melhores redações serão premiadas em um evento com data que será divulgada brevemente.

Temas das redações

Para os estudantes do Ensino Fundamental I (do 3° ao 5° ano) , o gênero textual será a releitura de um conto infantil. Já para o Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano), a produção deverá ser um poema sobre redes sociais.

E, para os alunos do Ensino Médio, o trabalho deverá ser uma dissertação argumentativa que, deverá seguir a mesma estrutura que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema será A população Jovem no Brasil e o Suicídio.

“Nossa intenção é trazer um tema  necessário e que vem para reforçar reflexões sobre a saúde mental. A intenção é que os professores trabalhem o assunto com os alunos, incentivando o debate, organizando e supervisionando a elaboração dos trabalhos”, destacou a presidente do Sinepe-AM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.