Sob para 158 o número de foragidos contando os presos que não voltaram do Natal

O número de presos foragidos do sistema penitenciário do Amazonas é de 158 detentos, nesta segunda-feira, segundo dados informados pela Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). Desta vez, o número de foragidos aumentou com a soma de 14 presos que receberam autorização para saída temporária durante as festas do final do ano e não se reapresentaram no dia 2 de janeiro, um dia após as 56 mortes no sistema fechado do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim).

De acordo com a Seap, 88 presos e presas do sistema foram liberados para a saída temporária. Todas as 29 detentas do semiaberto feminino voltaram na data correta. Dos 59 presos que receberam o benefício, 14 não retornaram. O número é bem maior que o registrado no ano anterior. Na festa de final de ano de 2015, segundo a Seap, 70 homens do semiaberto receberam o benefício e apenas dois não retornaram na data marcada, porém, depois se reapresentaram.

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Luís Carlos Valois, afirmou que o massacre pode ser causa da alteração nos registros de presos que retornaram ao sistema. “Pode ser. Na rebelião, os presos do sistema fechado invadiram o regime semiaberto”, disse.

O juiz afirmou que mesmo assim os detentos que não se reapresentaram ao sistema conforme se comprometeram ao receber a liberação temporária e são considerados foragidos.

A Seap informou que irá repassar para a VEP todos os dados e que os 14 detentos vão entrar na lista dos presos que a SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) tenta recapturar para o sistema desde a fuga no dia 1º de janeiros. Dos 225 foragidos durante a rebelião, em duas semanas, 81 foram recapturados.