TCE autoriza pagamentos de bolsas na UEA e contratações de professores

O relator das contas da UEA, conselheiro Josué Filho. (Foto: Ana Cláudia Jatahy)

Com o objetivo de atender as necessidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para concluir cursos de oferta especial em municípios do interior do Estado, o colegiado do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovou, por unanimidade, a prorrogação de Termo de Ajustamento de Gestão nº 3/2015-GAUD/MJMCF por mais 12 meses. A decisão foi proferida durante a 20ª sessão ordinária, nesta semana.

De relatoria do conselheiro Josué Filho, a prorrogação do TAG atendeu a requerimento feito pelo reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, ao TCE, para prorrogar para o exercício de 2018 os benefícios já garantidos à universidade nos exercícios de 2015, 2016 e 2017, possibilitando o pagamento de bolsas de ensino aos servidores públicos e a contratação de professores temporários para atuação nos cursos de oferta especial e nos cursos cujas fontes de recursos são externas.

Ao acompanhar a opinião do Ministério Público de Contas (MPC), em seu voto, que foi seguido pelos conselheiros do pleno, o conselheiro Josué Filho ressaltou o princípio da continuidade do serviço público somado ao acesso à educação, também garantido pela Constituição Federal, além de considerar que a não prorrogação do TAG comprometeria a conclusão dos cursos ofertados pela instituição, o que ocasionaria prejuízos irreparáveis à UEA e à comunidade acadêmica.

A assinatura do TAG, segundo o relator das contas da UEA, Josué Filho, irá regularizar o pagamento dos vencimentos de quatro meses de ao menos 75 professores, garantindo a continuidade do ano letivo da UEA em cursos de oferta especial nos 60 municípios do interior do Estado, sem prejuízo a comunidade acadêmica.

Votaram a favor da prorrogação do TAG, acompanhando o conselheiro Josué Filho, os conselheiros Julio Cabral, Ari Moutinho Júnior e o conselheiro convocado Luiz Henrique Mendes. A votação foi conduzida pela presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.