TCE e CMM assinam termo de cooperação para fiscalizar obra em tempo real

(foto: Robervaldo Rocha)

Orçada em R$ 4,5 milhões, a obra do anexo da Câmara Municipal de Manaus (CMM) será fiscalizada, em tempo real, por uma equipe de técnicos da Secretaria Geral de Controle Externo (Secex) a partir do dia 18 de junho, previsão para o início dos trabalhos de construção do novo espaço do Poder Legislativo municipal. O termo de cooperação técnica, que formaliza a auditoria concomitante do TCE no canteiro de obras, foi assinado na manhã desta terça-feira (5), no Plenário Ruy Araújo, pela conselheira-presidente Yara Lins dos Santos e o presidente da CMM, Wilker Barreto, na presença de​ outros 34 vereadores.

A expectativa, segundo o vereador Wilker Barreto, é que, com o acompanhamento em tempo real do TCE-AM, a CMM não precise esperar anos para a obra ser avaliada, uma vez que os engenheiros da Corte de Contas acompanharão todos os gastos e a execução da obra, dando mais transparência à população. “Os pagamentos à empresa vencedora (MCA Construtora Eirelli) só serão realizados quando a equipe técnica da CMM tiver o aval do TCE-AM”, disse.

O pedido de vistoria in loco foi feito pelo próprio presidente da CMM, Wilker Barreto, que procurou a presidente do TCE, no mês passado, para saber sobre a viabilidade da fiscalização, o que foi atendido de imediato pela presidente, que achou salutar a iniciativa.

Antes de assinar o termo da CMM, a conselheira parabenizou a Mesa Diretora da casa pelo ato, que vai dar celeridade a todo o processo e evitará danos, caso venham a ocorrer. Segundo ela, essa é a primeira vez que o órgão vai fiscalizar a obra de um prédio público, o que ela considera exemplo para outras instituições. 

“À medida que o Tribunal de Contas vem com a sua inspeção, o procedimento se simplifica. ​Poderemos verifica​r o que não está correto​ e pedir​ para ser consertado​,​​ ​antes mesmo de qualquer dano”, comentou.

“Isso um marco para os dois poderes porque será a primeira obra monitora ​e fiscaliza em tempo real​ uma obra pública no município​. Gostaria primeiramente de agradecer ​à​ presidente​ do TCE que, de forma muito célere,  permite analisar a execução das obras públicas. Eu tenho certeza que isso é uma prática que vai mudar o contexto no que diz respeito ao controle e eu até aconselho aos gestores públicos que enxerguem o Tribunal de Contas como um parceiro de sua gestão. Eu tenho certeza que a melhor consultoria, boa e barata, é pedir para o Tribunal de Contas orientar a execução do seu mandato​”, disse em discurso na CMM​, o presidente da CMM​​.

A assinatura do termo foi parabenizada por vários vereadores, que falaram após a solenidade. O vereador Roberto Sabino (PHS), por exemplo, destacou a importância de um gestor ter qualquer obra fiscalizada enquanto está à frente do órgão. “Temos exemplos de vários gestores que são chamados depois de anos para prestar contas de obras que foram realizadas em sua gestão. A Câmara se torna exemplo, aproveitando a tecnologia a seu favor. Parabéns ao presidente Wilker e à conselheira Yara por essa parceria”, afirmou o parlamentar.

A obra do anexo da Câmara está orçada em R$ 4.553.646,17 milhões e consistirá na construção de um anexo com 990,48m2 e de adequações em ambientes internos do prédio já existente.

​ ​​O novo espaço​, segundo o presidente da Câmara,​  garantirá instalações adequadas às atividades inerentes à instituição, proporcionando maior segurança e melhores condições de trabalho a todos e, principalmente de atendimento à população. ​

Presidente do TCE recebe diploma

Ao final da solenidade, a conselheira Yara Lins dos Santos foi condecorada com um diploma da Comissão da Mulher ainda pela passagem do Dia Internacional da Mulher, pela sua atuação e pela sua sensibilidade na condução à frente do TCE. Quem entregou o diploma foi a vice-presidente da comissão Therezinha Ruiz, que destacou que a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.