Teatro Amazonas abre para visita gratuita no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

(foto: divulgção)

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado nesta terça-feira (17), o Teatro Amazonas abre as portas para visitas gratuitas em homenagem a data. Os prédios do Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro e Palacete Provincial, tombados como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas, compõem a programação de acesso liberado, das 9h às 17h, com agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e protocolos para evitar o risco de contaminação da Covid-19.

O secretário Marcos Apolo Muniz explica que a gratuidade do maior patrimônio histórico do Estado amplia as oportunidades para as pessoas conhecerem o Teatro Amazonas.

“É importante proporcionar ao público atividades que reforcem o sentimento de pertencimento em relação ao espaço e amplie a participação da sociedade civil”, afirma o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, que destaca ainda a visita a outros espaços. “No Centro Histórico, que recentemente teve o tombamento homologado pelo Ministério do Turismo, temos os palácios Rio Negro e da Justiça, e o Palacete Provincial, que também estão de portas abertas à população”.

As visitas ao Teatro Amazonas acontecem com grupos de 20 pessoas. Em 30 minutos, o público circula pelo Salão Nobre, Salão de Espetáculos e Salão Verde, intitulado “Sala de Exposição de Música e Dança”, até a Saleta de Exposição da Cúpula, além da maquete feita com blocos de Lego, uma escultura de bronze do artista francês Adrien Étienne Gaudez e o Camarim de época.