“Tema de Clara e Francisco”

Foto: divulgação

*José Expedito

Impossível celebrar a Festa de São Francisco de Assis sem se lembrar de sua fiel seguidora, Clara de Assis, que também alcançou a glória de Deus. Estes dois ícones da fé, esperança e caridade nos fazem crer que o Amor pode e deve ser amado, nas pessoas e situações que estão diante de nós.

O sacerdote salesiano e fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, mergulhou nas virtudes franciscanas e compôs uma linda canção em 1977, fazendo emergir toda a riqueza dessa espiritualidade.

Na primeira estrofe, o compositor convida toda a humanidade a ser fraterna e a cantar ao mundo que o “Amor vencerá!”

“Irmão Francisco, irmão de todo irmão.
Clara de Assis, irmã de toda irmã.
Cantam ao mundo só Deus nos bastará,
O amor é lindo, ele vencerá.”

Já na segunda estrofe, o salesiano, tão dedicado ao ensino, tem a humildade de pedir a São Francisco que nos ensine a buscar a santidade, clareando nossos caminhos e nos conduzindo ao “Caminho, Verdade e Vida”, no serviço a Deus e às pessoas, mesmo que desconhecidas, pois somos todos sua imagem e semelhança.

“Irmão Francisco, vem me ensinar,
Clara de Assis aponta o que fazer.
Para que o Senhor seja o tudo em mim.
Para só servi-lo que devo fazer? Vem dizer.”

Por fim, a canção é muito clara e franciscana ao afirmar, categoricamente, o que devemos fazer no seguimento a Jesus, para que sejamos perfeitos no Amor, que aprendemos a amar. Esse ensinamento, podemos conferir nos últimos versos da canção:

“Se você quiser servir a Deus,
Faça poucas coisas, mas as faça bem.
Pedra por pedra, com esperança de ver Jesus.
Dia após dia, com alegria, sempre buscando além.”

Recitando a letra dessa belíssima canção do nosso saudoso e carismático padre Jonas, que amou profundamente a Deus e ao próximo como a si mesmo, e gastou sua vida na missão de evangelizar, começando pela juventude, quero celebrar São Francisco de Assis. Este santo, que emprestou seu nome ao papa, é reverenciado como padroeiro da ecologia, defensor da Mãe Terra, nossa Casa Comum; protetor dos animais e Pai dos Pobres.

Que seu exemplo de fé e vida faça de mim e de você, instrumentos da Paz do Senhor Jesus, no aqui e agora deste mundo, desta geração.
Paz e Bem!

*José Expedito da Silva é jornalista na Assessoria de Imprensa, com participação especial no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).