Os prédios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), além de uma caminhonete do Ibama, foram incendiados, na tarde desta sexta-feira (27), por um grupo de garimpeiros, em Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus). A informação foi confirmada pelo coronel Raimundo Cavalcante, comandante do comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar.
De acordo com informações repassadas pelo 4°Batalhão de Polícia Militar de Humaitá, para o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a ação criminosa ocorreu depois que o Ibama apreendeu e incendiou balsas de garimpeiros, que atuavam na extração de ouro, na área do Rio Madeira. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo o coronel Cavalcante, o fogo foi contido, no início da noite desta sexta-feira, por bombeiros civis voluntários do município, já que a cidade não possui uma base do Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com o comandante do CPE, não houve vítimas durante o incêndio. “Os prédios incendiados foram um ao lado do outro. Tudo aconteceu depois que uma balsa, conhecida como ‘draga’, foi encontrada em chamas na manhã desta sexta, lá no município”, disse o coronel, que acrescentou que não foi preciso o envio de policiamento da capital, pois o tumulto na cidade foi contido por policiais do 4º BPM.
Vários vídeos feitos por moradores de Humaitá foram divulgados nas redes sociais, onde era possível ver as chamas e a movimentação de moradores no local onde os prédios foram incendiados.
A reportagem entrou em contado com o Ibama, mas ainda aguarda resposta sobre o incêndio criminoso nos prédios e carro do órgão, em Humaitá. (D24 AM)