TJAM retoma neste sábado julgamento de trama contra ministro Mauro Campbell

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) irá retomar neste sábado (25) o julgamento de quatro réus acusados no processo de tentativa de homicídio contra o atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Marques Campbell, ocorrida em 2006, quando era procurador de Justiça. Segundo denúncia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) quatro foram contratados pelo ex-procurador geral do Estado, Vicente Cruz.

O julgamento iniciou nesta sexta-feira (24), mas será retomado neste sábado com a réplica do promotor de Justiça Igor Starling e a tréplica do defensor público Antônio Aderval. Em seguida, será realizada a reunião do Conselho de Sentença que decidirá se os réus são ou não culpados das acusações.

No total, sete pessoas são acusadas por da tentativa de homicídio, entre eles está o ex-procurador de Justiça Vicente Cruz, o mandante, que teve o processo desmembrado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas por ter perdido o foro privilegiado, será julgado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Os outros acusados são Osvaldo Silva Bentes, articulador; Jane da Silva Santos, o “Caneco”, líder da quadrilha; Lenilson Braga da Silveira, o “Carioca”, matador; Maria José Dantas da Silva, que será julgada a revelia, articuladora; e Elson dos Santos Morais, homem de confiança de Cruz na organização da tentativa de homicídio.

O réu Elson dos Santos Moraes não está sendo julgado, por ter recorrido da pronúncia. Já Vicente Cruz também não será julgado por ainda estar aguardando análise de um recurso. O sétimo acusado é Franklin Barbosa dos Santos, que foi quem denunciou todo o caso, após ter sido procurado pela quadrilha e, por isso, é o principal delator do processo.

De acordo com a denúncia, a tentativa de assassinato teria sido praticada às vésperas de uma eleição para composição da lista tríplice da procuradoria-geral do órgão. Vicente Cruz era o procurador-geral e concorria à reeleição contra outros quatro candidatos, sendo que um deles era Mauro Campbell. Cruz é acusado de ser o mandante do crime.

 

Foto: reprodução da internet