O Tribunal Regional eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encaminhou para as zonas eleitorais, nesta sexta-feira (28), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno da eleição municipal. De acordo com o diretor geral do TRE, Messias Andrade, em Manaus, são 3.322 seções, com 438 locais de votação, sendo 20 desses locais na zona Rural da cidade.
Messias, que classificou este pleito como o mais tranquilo de todos os anos, afirmou que os trabalhos do ponto de vista técnico, operacional e de segurança, foram planejados para dar tranquilidade ao eleitor. “A distribuição das urnas desde o primeiro turno foi tranquila por causa dos trabalhos de logística. Esperamos que se reflita em um pleito calmo no domingo”, disse o diretor geral do TRE, ao ressaltar que os ônibus foram abastecidos e encaminhados para o comando da Policia Militar na Secretária de Fazendo do Estado (Sefaz), na quinta-feira (27), e na sexta-feira (28) foram instalados nas escolas.
Messias conta que as urnas foram transferidas até as 12h desta sexta, e até as 18h já estavam todas montadas. Neste sábado (29), pequenos testes serão feitos nas escolas que receberam as urnas. “A gente testa vendo se a urna está ligando normalmente. Nos locais que são pontos de transmissão nós vemos se a internet está funcionando e realizamos uma simulação com o TSE. Se houver algo de errado será corrigido neste sábado”, afirmou.
No primeiro turno foram registradas na capital 16 ocorrências nas zonas eleitorais. Para prevenir que eleitores sejam intimidados no momento do voto, Messias garantiu que a Policia Militar fará um trabalho ostensivo nos bairros, principalmente no Mauazinho, local onde, segundo ele, foi o mais preocupantes por causa de pessoas envolvidas no tráfico de drogas que tentavam amedrontar eleitores, mesários e fiscais.
“No primeiro turno, o exército agiu rápido, e nesse segundo turno a polícia participará ostensivamente para não haver problema”, disse.
O diretor de Tecnologia da Informação do TRE, Rodrigo Camelo, afirmou que o órgão realizou um trabalho preventivo para diminuir os problemas operacionais na hora do voto. Ele afirmou que seis urnas que tinham propensão a apresentar algum problema no sensor do sistema de impressão digital já foram substituídas. “As urnas já passaram no teste de fogo. A expectativa é que os problemas diminuam para menos de 10, já que no primeiro turno tivemos 16 ocorrências”, disse.
Para tentar diminuir, também, o ato de compra de voto e boca de urna, o juiz do pleito em Manaus, Marcelo Vieira, afirmou que além dos 13 juízes eleitorais que são de Manaus, cada zona da cidade receberá o reforço de outros dois juízes que trabalharam no primeiro turno nos municípios do interior do Amazonas.









